Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura garante Anticoncepcional de Emergência


Desde os primeiros anos de sua administração o prefeito Roberto Sobrinho sempre demonstrou a preocupação em garantir os direitos das mulheres com a implementação de diversas políticas públicas. Criou a coordenadoria municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, o Centro de Referência da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, a Casa Abrigo para mulheres vítimas da violência, e incentivo à profissionalização e independência financeira por meio de cursos e oficinas gratuitas executadas por diversos órgãos municipais como o Sine, a Semdestur, Casa da Juventude, Semas, Semur e outros.

Com relação à saúde da mulher as políticas públicas avançaram e muito, destaca a médica Ida Peréa, diretora da maternidade municipal Mãe Esperança. “A própria maternidade é um exemplo. Hoje somos referência para todo o país. Temos excelentes profissionais, uma estrutura moderna e um modelo de gestão que busca a humanização em todas as suas ações. Realizamos com as mulheres não só o pré natal e o parto, mas também o pós parto. Desenvolvemos com estas mulheres o programa de planejamento familiar e as orientamos para evitar uma possível nova gravidez indesejada. Distribuímos gratuitamente anticoncepcionais e preservativos, não só na maternidade, mas em todas as unidades de saúde, o que tem diminuído o numero de gestações indesejadas e consequentemente a mortalidade materna. São políticas públicas que aconteceram para garantir os direitos das mulheres, e principalmente das crianças. Ter acesso a estes contraceptivos é também escolher o momento de ser mãe”, disse Ida.

Anticoncepcional de Emergência

Um dos métodos, segundo Ida, fornecido na maternidade e também nas unidades de saúde é o AE- Anticoncepcional de Emergência, popularmente conhecido como “pílula do dia seguinte”. Ida Peréa, tradicional defensora dos Direitos Reprodutivos das mulheres, orienta que o AE, como o próprio nome diz, deverá ser utilizado somente em casos de emergência, até 48hs após a relação sexual desprotegida, por isso não pode esperar agendamento de uma consulta médica para ser disponibilizada.

A procura é significativa e intensificada nos finais de semana e feriados prolongados. “Esta demanda demonstra que muitas mulheres estão mais conscientes sobre a gravidez e suas conseqüências. E a distribuição de preservativos e demais métodos contraceptivos na rede pública também tem feito a diferença”, disse ela.

Ida Peréa explica que toda mulher que procura atendimento na Maternidade Mãe Esperança, recebe de um profissional de saúde, seja de que categoria for, o aconselhamento reprodutivo e o agendamento da consulta desta mulher para o ginecologista para que ela possa usar um método contraceptivo regularmente e posteriormente a entrega do medicamento dose única. Para o recebimento do AE, não é necessária marcar consulta, nem a apresentação de documento de identidade.

A médica orienta que o AE é um instrumento seguro e eficaz para redução da gravidez indesejada, da gravidez na adolescência, do abortamento inseguro e principalmente da mortalidade materna. “Portanto é um direito da mulher”, assegurou Ida que faz um alerta. “ É eficaz, mas não previne contra doenças sexualmente transmissíveis nem deve ser usada em substituição aos métodos contraceptivos tradicionais”, finaliza.

Fonte: Elaine Santos
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

Em um esforço conjunto para proteger a saúde da advocacia de Rondônia, a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) destaca com orgulho

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Já pensou em respirar oxigênio 100% puro, sem mistura de gases, para ajudar no tratamento de infecções, queimaduras, feridas, lesões de difícil cica

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Diabetes é uma patologia causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina que aumenta o risco de demais doenças e requer uma imunização e

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)