Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura de Nova Mamoré participa de reunião para fortalecer busca ativa e vacinação de mulheres contra hepatite B


Prefeitura de Nova Mamoré participa de reunião para fortalecer busca ativa e vacinação de mulheres contra hepatite B - Gente de Opinião

A Prefeitura de Nova Mamoré, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) de Rondônia e com o apoio do Governo do Estado, realizou nesta quarta-feira, 28 de maio, uma reunião estratégica no auditório da Prefeitura para alinhar as ações do Projeto 3D, que tem como meta vacinar contra hepatite B “esquema completo”, mulheres em idade fértil no município.

O encontro contou com a participação de gestores, profissionais da Atenção Primária à Saúde, vigilância e equipe de imunização. Foram dialogados os tipos de hepatites virais, forma de transmissão, diagnóstico e prevenção - com ênfase na prevenção da transmissão vertical da hepatite B, que pode ocorrer da mãe para o filho —, além de estratégias de comunicação, captação e busca ativa para alcançar as mulheres do “público-alvo”, promovendo uma vacinação segura e eficaz.

A Coordenação Estadual das Hepatites Virais da Agevisa apresentou aos profissionais da saúde municipal um conjunto de estratégias voltadas não apenas para o controle da hepatite B, mas também para o enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e HIV/AIDS. O foco está na prevenção, no diagnóstico precoce e no fortalecimento da assistência qualificada e humanizada, especialmente para grupos em situação de vulnerabilidade.

GOVERNANÇA

Vereador André Baye - Gente de Opinião
Vereador André Baye

O Marcélio Rodrigues Uchoa destacou o total apoio da gestão municipal ao projeto, ressaltando que o apoio da equipe técnica oferecida pela Agevisa fortalece a rede de saúde, amplia a prevenção e melhora a qualidade dos serviços, com mais humanização, vencendo o estigma e preconceito no atendimento à população.

Também participou do encontro o vereador André Bayer, conhecido como “Padrinho da Imunização”, autor da Lei Municipal nº 2.307-GP/2025, que institui, de forma permanente, a Campanha de Conscientização sobre a Importância da Vacinação no município. A legislação busca sensibilizar a população sobre a relevância da imunização como medida essencial para a saúde pública.

 Secretário Arildo Moreira - Gente de Opinião
Secretário Arildo Moreira

O secretário municipal de Saúde, Arildo Moreira, destacou que a parceria com o Governo do Estado e com a Agevisa tem sido decisiva para os avanços na saúde do município. “O que diferencia nosso trabalho, sob a coordenação da Luciana Mendonça, é a empatia, o comprometimento e a visão humanizada da imunização. Levamos informação, assistência e estamos certos de que atingiremos a meta de vacinar cerca de 2 mil mulheres com as três doses da vacina contra a hepatite B”, afirmou.

IMUNIZAÇÃO

Luciana Mendonça de Almeida - Gente de Opinião
Luciana Mendonça de Almeida

A gerente municipal de imunização, Luciana Mendonça de Almeida, reforçou que proteger as mulheres é fundamental para interromper a transmissão vertical da hepatite B. “Quando a mulher não está protegida com as três doses da vacina, ela pode ser contaminada e transmitir a hepatite B para o bebê durante a gestação, no parto ou na amamentação. Por isso, é fundamental que todas estejam com o esquema vacinal completo, protegendo a si mesmas e seus filhos”, explicou.

O Projeto 3D, de autoria da Coordenação Estadual das Hepatites Virais da Agevisa, também conta com a participação do acadêmico de medicina Alyf André Alves da Silva, que contribui na elaboração da metodologia, no levantamento e análise dos dados, além de acompanhar as ações diretamente em campo.

Durante os meses de janeiro a abril de 2025, a equipe da Agevisa, em conjunto com o acadêmico e a coordenação municipal de imunização, desenvolveu um instrumento para levantamento de dados, que permitiu mapear a quantidade de mulheres na faixa etária de 10 a 49 anos cadastradas nas áreas de atuação dos agentes comunitários de saúde.

De acordo com a coordenadora técnica estadual, Francilene Alves de Miranda, o levantamento parcial identificou cerca de 2.057 mulheres, das quais aproximadamente 1.350 estão com o esquema vacinal completo contra a hepatite B. O levantamento será finalizado na íntegra, até o final do mês de junho, considerando que faltam 2 agentes comunitários para consolidar as informações.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos

Após mapeamento feito pela Prefeitura, pacientes realizam cirurgias esperadas por anos

Saúde e vida transformadas através do apoio da Prefeitura de Porto Velho. Essa é a história de José Ribamar, que há dois anos esperava por uma cirurgi

Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final

Governador Marcos Rocha destaca reforma no Hospital Regional de Cacoal que chega à fase final

A reforma no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (Heuro) é um grande exemplo do compromisso da gestão do governador Marcos Rocha co

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

A dor física era constante, e a espera por uma cirurgia que nunca chegava era ainda mais difícil. Para dezenas de mulheres que há anos convivem com do

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em unidades de saú

Gente de Opinião Sexta-feira, 18 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)