Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Prefeitura busca reduzir mortalidade materno-infantil


   

A Semusa trabalha para atingir 30% de redução até 2012

A prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai realizar, entre os dias 13 e 14 deste mês, a capacitação de enfermeiros da Atenção Básica de Saúde e da maternidade municipal Mãe Esperança. O mesmo treinamento será oferecido posteriormente aos médicos. O objetivo é a redução da mortalidade materno-infantil que apresenta índices considerados altos em Porto Velho. Conforme os indicadores, morrem 54 mães a cada 100.000 crianças que nascem vivas. Em relação aos recém-nascidos, são computados em média 15 óbitos a cada mil bebês nascidos vivos. A meta dos profissionais da Semusa é conseguir chegar a uma redução de 30% nos próximos três anos.

Facilitando o acesso

Para que o maior número possível de mulheres tenha acesso ao planejamento familiar, a Semusa, por meio da Divisão de Programas Especiais (DPE), vai implantar o serviço em todas as unidades da rede de saúde do município. Segundo o DPE, todos os métodos contraceptivos em breve estarão disponíveis nas unidades. Na maternidade municipal Mãe Esperança será disponibilizada a colocação do DIU (Dispositivo Intra Uterino) já no pós-parto, além das cirurgias de laqueadura e vasectomia. A maternidade também está trabalhando vários temas de esclarecimentos e orientações sobre a gravidez precoce, através do programa De Novo Não, voltado às mães menores de 19 anos.

O Centro de Referência em Saúde da Mulher, que funciona ao lado da policlínica Rafael Vaz e Silva, vai atender as mulheres na inserção do DIU em maiores de 19 anos, além de prestar serviços nas áreas de pré-natal de alto risco, tratamento secundário de lesões pré-canceríginas, mastologia (exame de mamas), nutrição e brevemente contará com mais um serviço, desta vez atendendo as mulheres que já estão na Menopausa.

Normas e Diretrizes

A Semusa será uma das pioneiras a adotar através de portaria, o estabelecimento de normas e diretrizes para o atendimento à Saúde da Mulher. O documento regulamenta e estabelece uma forma única para o cumprimento do melhor atendimento, desde os exames rotineiros até a medicação adequada a cada caso, dentro das possibilidades do Sistema Único de Saúde.

A capacitação é uma das atividades previstas no Plano Plurianual e vai abordar temas como a prevenção do câncer de mama e do colo uterino, assistência ao pré-natal e o planejamento reprodutivo. O curso vai ser realizado nas salas do Centro de Formação do Teatro Banzeiros, na rua José do Patrocínio, 512, centro da capital. A abertura das oficinas será no próximo dia 13 de agosto, quinta feira, às 8 horas.

“Esta capacitação vai ser muito importante porque se o nosso profissional está bem preparado, ele tem muito mais condições de orientar as nossas pacientes e disso depende a conscientização da mulher sobre os cuidados com a própria saúde” argumentou Jaqueline Barbosa, coordenadora do programa Saúde da Mulher.

Fonte: Nara Vargas
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

Prefeitura de Porto Velho realiza abertura do Programa de Saúde na Escola 2024

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

FIMCA realiza Terceira Edição do Projeto SALUS, levando atendimento à comunidade de Buritis

Alunos do Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA promoveram a terceira edição do Projeto SALUS - Atendimento Clínico na Comunidade, levando c

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Ação da Prefeitura de Porto Velho leva serviços de prevenção e tratamento sobre a hipertensão

Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, doença que mata 388 pessoas por dia em todo o país. E

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)