Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Porto Velho tem vacina suficiente


Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, Porto Velho está abastecida com vacinas suficientes contra a febre amarela. A informação foi dada nesta sexta-feira (11) pela diretora do Departamento de Epidemiologia, Régia Pacheco, e pela diretora substituta da Divisão de Imunizações do órgão, Elisa Ferraz.

“As pessoas estão em alerta com os casos acontecidos no Centro-Oeste do Brasil. É normal, mas não corremos o risco de uma epidemia em nossa cidade. Com certeza, é importante que as pessoas se previnam contra a doença. Não há condições de armazenarmos mil, duas mil doses em cada unidade de saúde do município. Afinal, também existem as vacinas para o sarampo, tétano, hepatite que também devem estar ao alcance de todos”, aponta Régia Pacheco.

“Recebemos nove mil doses da Coordenadora Estadual de Imunização nesta quinta-feira (10). Todas já estão disponíveis nas unidades de saúde do município, zona rural e distritos como Nova Califórnia, Extrema, Calama, Nazaré e São Carlos. E já está prevista a chegada de mais vacinas do Ministério da Saúde em breve”, afirma Elisa Ferraz, sobre a possível falta de vacinas noticiada por alguns jornais da capital.

“É visível o aumento da demanda, mas a Prefeitura de Porto Velho e a Semusa estão procurando fazer o melhor para atender a população. Nossas equipes estão na rua, transportando as vacinas e aplicando as doses, e, tentando oferecer um atendimento mais ágil à população. As filas existem por esse crescimento inesperado”, diz Elisa.

Prevenção

A prevenção ainda é a melhor alternativa contra a febre amarela, segundo a diretora do Departamento de Epidemiologia da Semusa. “Rondônia está em área de risco da febre amarela pela existência da Floresta Amazônica. Aqui existem os macacos e mosquitos responsáveis pela transmissão da doença. O ciclo desta enfermidade existe desde quando Jesus Cristo nasceu. Por isso é importante, que todos sejam imunizados”, endossa Régia Pacheco.

“Mas é bom lembrar que a febre amarela tem cura. As pessoas devem procurar os hospitais ou postos de saúde a tempo. Não adianta automedicação ou tratamento com chás em casa quando há sintomas anormais. A febre amarela tem jeito quando é diagnosticada a tempo”, alerta a diretora.

Fonte: Ascom -  Felipe Corona

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

CAARO ultrapassa a marca de 1.500 pessoas vacinadas durante campanha de imunização em Rondônia

Em um esforço conjunto para proteger a saúde da advocacia de Rondônia, a Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO) destaca com orgulho

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Clínica em PVH é exclusiva no tratamento de doenças usando esse aparelho

Já pensou em respirar oxigênio 100% puro, sem mistura de gases, para ajudar no tratamento de infecções, queimaduras, feridas, lesões de difícil cica

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Diabetes é uma patologia causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina que aumenta o risco de demais doenças e requer uma imunização e

Gente de Opinião Quarta-feira, 8 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)