Quarta-feira, 9 de junho de 2021 - 13h15

Até chegar ao braço de cada pessoa imunizada, as vacinas contra a Covid-19 percorrem um trajeto marcado pelo cuidadoso zelo de profissionais de diversas áreas. Com os esforços de cada um destes servidores ou voluntários, a Prefeitura de Porto Velho atingiu a marca de 100 mil pessoas com a primeira dose aplicada. Somados aos atendidos com segunda dose, já são mais de 145 mil vacinas aplicadas.
Quando as vacinas chegam a Rondônia são armazenadas na rede de frios da Agevisa e, depois de divididas, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), são repassadas aos municípios. Em Porto Velho, o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), é responsável pelo armazenamento, conservação e transporte das doses. Neste setor as vacinas Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac ficam armazenadas em refrigeradores científicos em temperaturas que oscilam entre 2 a 8 graus Celsius.
Antes de chegar aos locais de vacinação, na Faculdade Uniron e Universidade São Lucas, os procedimentos ficam sob responsabilidade da equipe de distribuição do almoxarifado da Semusa. A checagem da temperatura dos refrigeradores, das caixas térmicas e termômetros instalados nas caixas, são importantes para assegurar a eficácia dos imunizantes. Só após estes cuidados, as caixas são forradas com gelo químico para receber as doses.
Enfermeira Josenir Martins Noleto explica a preparação das dosesEstes procedimentos são realizados até que as cargas com o imunizante cheguem aos pontos de vacinação e sejam aplicados na população.
As vacinas AstraZeneca e CoronaVac já chegam com doses prontas. A da Pfizer vem com um diluente que é misturado junto ao extrato do medicamento no momento da vacinação. "O preparo da Pfizer é feito antes da vacinação, é na hora", explica a técnica de enfermagem da Semusa, Josenir Martins Noleto.
Para que o ciclo vacinal seja completado com sucesso, é importante buscar a segunda dose na data certa. "Estamos felizes por conseguir dar andamento à vacinação da população", afirma a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini. "Mas é preciso que as pessoas baixem o aplicativo SASI e façam o cadastro”, recomenda a secretária.
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)
Vilhena acaba de conquistar um avanço histórico na saúde. A partir de agora, o Hospital Cooperar passa a oferecer exames e procedimentos de Hemodinâ

Cuidado integral: Residência de enfermagem em obstetrícia é aberta pelo governo de RO
Com o objetivo de especializar profissionais enfermeiros e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, o governo de Rondônia abriu, no dia

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)