Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Pesquisa descobre vírus que afeta sistema nervoso central



Bianca Paiva - Correspondente da Agência Brasil

Um vírus encontrado em Manaus, no Amazonas, acende um alerta para a falta de saneamento básico no estado e em outras regiões do país. O Gemycirculavirus foi descoberto em uma pesquisa feita em amostras de exames de crianças entre 0 e 10 anos acometidas por diarreia, que foram atendidas nos hospitais da cidade.

Além da diarreia, o vírus pode causar paralisia temporária das pernas e afetar o sistema nervoso central. Segundo a pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Patrícia Puccinelli Orlandi, é a primeira vez que o vírus é encontrado no Brasil.

“Através de uma colaboração que a gente tem firmado com um pesquisador, o dr. Tung Phan, da Universidade da Califórnia, a gente enviou para ele 500 amostras. Ele fez o teste para o vírus. E aí a gente acabou descobrindo um novo vírus, que é o Gemycircularvirus que tava acometendo 1% das fezes diarreicas dessas crianças. De 500 amostras, a gente identificou em cinco”.

A pesquisadora ressaltou que, apesar de ter sido descoberto em Manaus, o vírus pode estar presente em outras regiões do país. Fora do Brasil, o vírus foi identificado em países pobres como Sirilanka, Índia e Camboja.

O Gemycircularvirus é transmitido pelo consumo de água contaminada com fezes portadoras do vírus. Por isso, de acordo com a pesquisadora, a falta de saneamento básico em várias regiões do país é preocupante.

“Eu acho que é um problema de todo o Brasil, mas é acentuado demais nas regiões Norte e Nordeste. Na região Norte a gente tem de 7% a 10% de saneamento básico somente. Então esse é o agravante principal das doenças de transmissão hídrica, porque, está comprovado em estudos, que se você tiver saneamento básico, você diminui os casos de diarreia em 80%”

A pesquisadora disse que pretende criar uma metodologia que possa identificar o Gemycircularvirus e outros vírus. A intenção é disponibilizá-la para os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)