Terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 - 17h08
Um vírus encontrado em Manaus, no Amazonas, acende um alerta para a falta de saneamento básico no estado e em outras regiões do país. O Gemycirculavirus foi descoberto em uma pesquisa feita em amostras de exames de crianças entre 0 e 10 anos acometidas por diarreia, que foram atendidas nos hospitais da cidade.
Além da diarreia, o vírus pode causar paralisia temporária das pernas e afetar o sistema nervoso central. Segundo a pesquisadora da Fiocruz Amazônia, Patrícia Puccinelli Orlandi, é a primeira vez que o vírus é encontrado no Brasil.
“Através de uma colaboração que a gente tem firmado com um pesquisador, o dr. Tung Phan, da Universidade da Califórnia, a gente enviou para ele 500 amostras. Ele fez o teste para o vírus. E aí a gente acabou descobrindo um novo vírus, que é o Gemycircularvirus que tava acometendo 1% das fezes diarreicas dessas crianças. De 500 amostras, a gente identificou em cinco”.
A pesquisadora ressaltou que, apesar de ter sido descoberto em Manaus, o vírus pode estar presente em outras regiões do país. Fora do Brasil, o vírus foi identificado em países pobres como Sirilanka, Índia e Camboja.
O Gemycircularvirus é transmitido pelo consumo de água contaminada com fezes portadoras do vírus. Por isso, de acordo com a pesquisadora, a falta de saneamento básico em várias regiões do país é preocupante.
“Eu acho que é um problema de todo o Brasil, mas é acentuado demais nas regiões Norte e Nordeste. Na região Norte a gente tem de 7% a 10% de saneamento básico somente. Então esse é o agravante principal das doenças de transmissão hídrica, porque, está comprovado em estudos, que se você tiver saneamento básico, você diminui os casos de diarreia em 80%”
A pesquisadora disse que pretende criar uma metodologia que possa identificar o Gemycircularvirus e outros vírus. A intenção é disponibilizá-la para os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Governo de Rondônia amplia repasses à saúde municipal e fortalece atendimento nos municípios
Entre 2019 e 2024, o governo de Rondônia aumentou os repasses financeiros aos 52 municípios do estado. Em 2019, o total transferido foi de R$ 7.367.
Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios
Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co
Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio
Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB
A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das