Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

OMS não quer campanhas publicitárias de cigarro


 

 

Renata Giraldi*
Agência Brasil

Brasília – A Organização Mundial da Saúde (OMS) prepara um apelo aos líderes mundiais para proibir todas as formas de publicidade ao tabaco. O objetivo é reduzir o consumo de cigarro. Pelos dados da entidade, cerca de 6 milhões de pessoas morrem, por ano, em decorrência de problemas causados pelo consumo do produto. O alerta ocorre às vésperas do Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio.

Segundo a OMS, um terço dos jovens que experimentam fumar fazem porque são estimulados pela publicidade. Do total, 78% dos jovens de 13 a 15 anos no mundo dizem estar expostos a alguma forma de propaganda do tabaco. Segundo especialistas, o fumo é fator de risco para doenças não transmissíveis, como o câncer, problemas cardiovasculares e respiratórios, além do diabetes.

"O uso do tabaco está no topo da lista de ameaças universais à saúde e, no entanto, é completamente evitável", disse a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. “Os governos devem ter como prioridade máxima impedir a indústria de tabaco de continuar a vergonhosa manipulação dos jovens e das mulheres, em particular, para recrutar a nova geração de viciados em nicotina.”

O diretor do Departamento para a Prevenção das Doenças não Transmissíveis da OMS, Douglas Bettcher, disse que a maioria dos consumidores de tabaco fica dependente antes dos 20 anos de idade. “Proibir a publicidade, a promoção e o patrocínio é uma das melhores formas de evitar que os jovens comecem a fumar e de reduzir o consumo na população inteira", ressaltou.

Um relatório feito pela OMS em 2011 revelava que apenas 19 países (representando 6% da população mundial) tinham atingido o nível mais elevado de interdição da publicidade do tabaco. Mais de um terço dos países tinham proibições mínimas ou nenhuma.

O Brasil, a Albânia, Colômbia, Gana, o Irã, as Ilhas Maurício, o Panamá e o Vietnam são alguns dos países que mais registraram progressos, segundo a OMS. Pelos dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o tabaco mata até metade dos consumidores. Até 2030, a organização estima que o fumo mate mais de 8 milhões de pessoas por ano.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)