Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Nutricionista alerta sobre consumo exagerado de chocolates


Gente de Opinião

O consumo diário de açúcar não deve ultrapassar seis colheres de sopa

Com a proximidade da data mais doce do ano, a Páscoa, o alerta para os pais é o consumo excessivo de chocolates por crianças e adolescentes durante o período da comemoração pascoal. Vários motivos devem ser observados para que haja o controle do consumo, e Daniela Augusta Cabral Baleroni, nutricionista do Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho, fala sobre os prejuízos em casos de exagero.

“O alto consumo de doces nesse período geralmente ultrapassa o que é recomendando pela Sociedade Brasileira de Pediatria, que é no máximo seis colheres de sopa de açúcar por dia. Antigamente, a recomendação era de 12 colheres, mas com o alto índice de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares, os estudos apontaram a necessidade de reduzir a quantidade de ingestão”, explica a profissional.

A nutricionista diz ainda que, além dos problemas já citados, há riscos de cáries e diarreias, ou infecções gastrointestinais. “No hospital acontece muito de chegar crianças com reação alérgica ligada à proteína do leite, mas há crianças que ao comer o chocolate que também podem descobrir a alergia ao cacau. Não é proibido comer, mas a quantidade e essas questões sobre reações alérgicas devem ser seguidas”, completa Daniela Baleroni.

Na pirâmide alimentar, os doces estão na ponta superior, indicando que devem ser consumidos de forma comedida. O chocolate também tem seus benefícios por se tratar de um alimento energético, com proteínas – inclusive do leite, mas o valor calórico é alto e o excesso pode gerar malefícios muito mais sérios e irreversíveis.

Os alimentos que devem ter maior consumo na alimentação diária estão na base da pirâmide, que são os pães, cereais, tubérculos e raízes. No nível dois, estão as verduras, legumes e frutas. Na terceira coluna, estão o leite, o queijo, os iogurtes, a carne, os ovos e o feijão. No último patamar, está o menor consumo que são o óleo e as gorduras, e os açúcares e doces. A quantidade de porções para cada idade e o que representa cada porção está descrito na pirâmide.

Gente de Opinião


Fonte
Texto: Vanessa Farias
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)