Domingo, 3 de junho de 2012 - 08h07

A jornalista Lú Braga encontrou uma forma diferente e atrativa de divulgar um ato de cidadania pela rede mundial de computadores. Durante a última sexta-feira (01), uma imagem com ela doando sangue e segurando um cartaz com a seguinte frase: “Casa comigo? Sei fazer miojo e sou doadora de sangue”, vem ganhando repercussão nas redes sociais. A ação chamou atenção do Ministério da Saúde, que também divulgou a foto da jornalista nas redes sociais institucionais, uma forma de incentivar outros doadores a procurarem os hemocentros das suas cidades.
Os internautas aprovaram a ideia e estão compartilhando a imagem nas suas páginas. Como Ana Paula Ferraz, que curtiu a atitude da jornalista. “Muito original”, disse. Valdomiro Ferreira também aprovou a iniciativa e explica que é doar há mais de 11 anos e que última doação foi na semana passada.
Com uma forma irreverente, parece que a jornalista conseguiu alcançar a sua proposta, que era de chamar a atenção para a importância da doação de sangue. Na sua página pessoal, a jornalista explicou o significado do ato. “Passei por uma fase muito delicada nos primeiros meses de 2012 e não encontrei outra forma mais solidária de recomeçar, do que voltar a doar sangue. Meu pai é doador e um grande incentivador. Corro para um Hemocentro, sempre que alcanço 50 quilos e nesta semana fiz as pazes com a balança. Convidei o pessoal do trabalho e fizemos nossa doação. Já a frase criei na hora, mas quem sabe eu consiga um marido doador de sangue? Não custa tentar.”, contou.
Orientações para doadores de sangue
O doador deve estar munido de documento oficial de identidade com foto (carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habitação); estar bem de saúde; ter entre 16 ( 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 Kg; não estar em jejum; evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Fonte: AtuaPauta
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas
Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)