Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

MPF quer saber se pacientes têm acesso a medicamentos


O Ministério Público Federal (MPF) está acompanhando o acesso de brasileiros e estrangeiros residentes no país aos medicamentos de alto custo. As formas de acesso e os remédios que devem ser disponibilizados constam na portaria 2981/2009, do Ministério da Saúde. Em Rondônia, o MPF solicitou informações à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) sobre este acesso.

A Sesau respondeu que os pacientes que precisam de medicamento de alto custo podem se apresentar pessoalmente ou enviar pessoas autorizadas, fazer cadastro, mediante documentos pessoais, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Para os estrangeiros residentes no país, há necessidade de ter também o Cadastro de Pessoa Física (CPF).

A Secretaria também informou que não faz distinção entre pacientes que são atendidos pelo SUS ou pela rede privada de saúde. Os locais para solicitação e retirada dos medicamentos são nas gerências regionais de Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Ariquemes, Rolim de Moura e Porto Velho. A Secretaria afirma que desde abril deste ano está implantando o sistema informatizado de controle dos pacientes, entrada e saída de medicamentos – sistema Hórus.

Quanto a prazo de entrega dos medicamentos aos pacientes, a Sesau afirmou que para remédios financiados integralmente pelo Ministério da Saúde o prazo é de 90 dias. Já os medicamentos custeados pelo governo estadual têm prazo de 30 dias.

Em Rondônia, a última fiscalização feita pelo Ministério da Saúde em relação aos cadastros e ao cumprimento das normas de acesso aos medicamentos de alto custo foi em 2009.

“O MPF criou o Grupo de Trabalho (GT) Saúde e, entre outras providências, está acompanhando em cada Estado como o acesso a estes medicamentos é feito”, afirmou o procurador da República Raphael Bevilaqua. Segundo ele, os pacientes que tiverem dificuldades em ter acesso a medicamentos custeados pelo SUS podem procurar do MPF pelo telefone 3216-0500, em Porto Velho, e 3411-2400, em Ji-Paraná.

Fonte: MPF/RO (www.prro.mpf.mp.br)
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em unidades de saú

Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos

Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos

As Fiscalizações Permanentes na Saúde realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia tiveram como foco, neste domingo (13/7), hospitais pú

Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia

Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em diversas unidad

TCE-RO fiscaliza início da reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base

TCE-RO fiscaliza início da reforma na ala cardiovascular do Hospital de Base

Começou, nesta semana, a reforma na ala de clínica cardiovascular do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho.A obra, aguardada há mais de

Gente de Opinião Segunda-feira, 14 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)