Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Método Canguru ajuda recuperar bebês prematuros


 Gente de Opinião

"É a primeira vez que participo de um curso assim. Trabalho no hospital de Base Ary pinheiro,  e acredito que o Método Canguru vai fortalecer o meu trabalho, vou me esforçar ao máximo para aprimorar meus conhecimentos e poder ajudar ainda mais os bebês recém-nascidos. Acho uma atitude  louvável, o governo de Rondônia se preocupar em capacitar os profissionais de Saúde", ressalta a  fisioterapeuta Viviane Kuroda, que participou de oficina sobre técnicas para lidar com bebês prematuros.

O treinamento é realizado pela secretaria Estadual de Saúde (Sesau),  por meio da Gerência de Programas Estratégicos de Saúde (GPES). De acordo com a gerente estadual, Delcy Mazzarelo, o encontro vai capacitar profissionais que atuam direto com  recém-nascidos.

Segundo o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, esse método já funciona na maternidade de Porto Velho, e pretendemos implantar em todas as unidades hospitalares de atenção à gestante de alto risco, pertencentes ao Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com  Pimentel, a ação é  importante, pois  o  Método Canguru acompanha desde o pré-natal de alto risco, o nascimento e a internação do bebê, ficando em contato direto com a mãe, aconchegado em seu peito, com isso a mortalidade infantil deve diminuir, afirma o secretário.

A capacitação começou na segunda-feira, 18, e segue até o dia 22 deste mês. As oficinas acontecem no Rondon Palace Hotel. São abordados temas como: cuidados do bebê, considerações sobre o desenvolvimento psicoativo do bebê pré-termo, o cuidador e o ambiente da unidade neonatal, visita à unidade, estresse e dor, orientação para os pais,  quando o cuidado falha, entre outros assuntos. O curso está sendo ministrado pelo professor adjunto Neonatal Arnaldo Bueno, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fonte: Antonia Lima
Foto: Ítalo Ricardo  / Sesau

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)