Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Meta em Porto Velho é vacinar 35 mil crianças


A Prefeitura de Porto Velho abriu nesta sexta-feira, 07, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A campanha coordenada pela Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), será encerrada no dia 28 e a meta é imunizar na capital 35 mil crianças de 0 a 5 anos.

A solenidade de abertura aconteceu na Escola Municipal Pequeno Jones, no bairro Costa e Silva zona norte da cidade com a presença do secretário Domingos Sávio, da Semusa, e de técnicos da secretaria, professores e alunos da escola a comunidade em geral.

Durante o período da campanha a vacinação poderá ser feita nas unidades de saúde da família da prefeitura de segunda a sexta, tanto na área urbana como na zona rural. Aos sábados, a imunização é feita nas instituições parceiras da Semusa como igrejas e associações de bairros.
“Estamos com a equipe toda mobilizada nos locais de vacinação para atender a população. Este ano teremos também um posto avançado que funcionará na Farmabem da avenida Rio Madeira que também funcionará diariamente enquanto durar a campanha”, afirmou o secretário.

Domingos Sávio lembrou que a meta do Ministério da Saúde é imunizar 85% das crianças na faixa etária prevista para serem vacinadas, mas em Porto Velho essa meta deve ser ultrapassada facilmente. A expectativa é de que a cobertura chegue a 110% na capital de Rondônia.

“Temos essa previsão otimista com base nos anos anteriores. Durante a campanha a meta geralmente não é atingida. Mas como a vacinação prossegue nas unidades de saúde o ano todo nos conseguimos ultrapassar a meta”, adiantou o secretário.

E se depender da população esse número será atingido. Foi o que afirmou Roseane Botelho, 28 anos, que estava na solenidade. Ela foi até a escola Pequeno Jones levar o filho Pedro Henrique, de 5 anos para ser vacinado no primeiro dia da campanha.

“Todos os anos eu trago o meu filho para vacinar. Faço questão de manter o cartão de vacinação dele em dia. Aconselho que os outros pais também façam o mesmo. Quem ama, cuida da saúde do seu filho, por isso todo ano meu filho é vacinado”, disse.

Em Porto Velho, não há registrado de poliomielite (paralisia infantil), mas para o secretário Domingos Sávio, é preciso manter o sinal de alerta sempre aceso para evitar o retorno da doença no município, e a campanha nacional de imunização para se prevenir contra a doença.

“Esperamos que os pais atendam a esse chamado para deixar seus filhos livres não só da paralisia infantil e do sarampo, mas também de outras doença porque estaremos imunizado contra outra doenças também, pois nos postos está disponível também a vacina tríplice viral”, explicou.


Fonte: Joel Elias

Ao seu dispor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)