Sexta-feira, 7 de novembro de 2014 - 16h55
A Prefeitura de Porto Velho abriu nesta sexta-feira, 07, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A campanha coordenada pela Semusa (Secretaria Municipal de Saúde), será encerrada no dia 28 e a meta é imunizar na capital 35 mil crianças de 0 a 5 anos.
A solenidade de abertura aconteceu na Escola Municipal Pequeno Jones, no bairro Costa e Silva zona norte da cidade com a presença do secretário Domingos Sávio, da Semusa, e de técnicos da secretaria, professores e alunos da escola a comunidade em geral.
Durante o período da campanha a vacinação poderá ser feita nas unidades de saúde da família da prefeitura de segunda a sexta, tanto na área urbana como na zona rural. Aos sábados, a imunização é feita nas instituições parceiras da Semusa como igrejas e associações de bairros.
“Estamos com a equipe toda mobilizada nos locais de vacinação para atender a população. Este ano teremos também um posto avançado que funcionará na Farmabem da avenida Rio Madeira que também funcionará diariamente enquanto durar a campanha”, afirmou o secretário.
Domingos Sávio lembrou que a meta do Ministério da Saúde é imunizar 85% das crianças na faixa etária prevista para serem vacinadas, mas em Porto Velho essa meta deve ser ultrapassada facilmente. A expectativa é de que a cobertura chegue a 110% na capital de Rondônia.
“Temos essa previsão otimista com base nos anos anteriores. Durante a campanha a meta geralmente não é atingida. Mas como a vacinação prossegue nas unidades de saúde o ano todo nos conseguimos ultrapassar a meta”, adiantou o secretário.
E se depender da população esse número será atingido. Foi o que afirmou Roseane Botelho, 28 anos, que estava na solenidade. Ela foi até a escola Pequeno Jones levar o filho Pedro Henrique, de 5 anos para ser vacinado no primeiro dia da campanha.
“Todos os anos eu trago o meu filho para vacinar. Faço questão de manter o cartão de vacinação dele em dia. Aconselho que os outros pais também façam o mesmo. Quem ama, cuida da saúde do seu filho, por isso todo ano meu filho é vacinado”, disse.
Em Porto Velho, não há registrado de poliomielite (paralisia infantil), mas para o secretário Domingos Sávio, é preciso manter o sinal de alerta sempre aceso para evitar o retorno da doença no município, e a campanha nacional de imunização para se prevenir contra a doença.
“Esperamos que os pais atendam a esse chamado para deixar seus filhos livres não só da paralisia infantil e do sarampo, mas também de outras doença porque estaremos imunizado contra outra doenças também, pois nos postos está disponível também a vacina tríplice viral”, explicou.
Fonte: Joel Elias
Ao seu dispor.
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Atendimento oncológico humanizado a importância do serviço - Clínica Plena Saúde e Hospital Central
Veja a entrevista:

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia
Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)