Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Mariana Carvalho: Saúde lidera procura em Dia de Cidadania



Saúde foi o serviço mais procurado pelo público do Dia de Cidadania realizado no último sábado, 26, no Colégio Jânio Quadros, no bairro Mariana. O evento que ofereceu ainda ações nas áreas de educação e lazer registrou 1.986 atendimentos, somente no turno da manhã, período da programação.

Mariana Carvalho: Saúde lidera procura em Dia de Cidadania - Gente de OpiniãoA vereadora Mariana Carvalho (PSDB) que patrocinou a iniciativa e está prestes a concluir o curso de medicina tem uma explicação para a expressiva demanda pelas consultas médicas: “Embora existam as unidades de saúde, as pessoas aproveitam um evento como esse porque acontece num final de semana, quando as mães têm mais tempo para levar seus filhos”, acredita a parlamentar.

Segundo ela, outro fator que contribui para o expressivo número de consultas está o fato da agilidade do atendimento. “Os casos que requerem um exame mais detalhado foram encaminhados para postos de saúde e policlínicas”, informou a tucana, acrescentando que o evento contou com um clinico geral, professores e acadêmicos da Fimca de cursos de várias áreas, inclusive de fisioterapia, medicina e odontologia.

O presidente da Associação Beneficente da Zona Leste, Valdeci Balduíno Santos, que coordenou o Dia de Ação, Saúde, Educação e Lazer, destacou que as atividades esportivas também tiveram uma grande receptividade por parte da comunidade. “A quadra estava sempre lotada, principalmente de crianças e adolescentes”, comemorou o líder comunitário para quem a presença dos alunos e docentes da Fimca foi fundamental para tal sucesso.

Ele informou que a instituição de ensino realizou ainda campanha e orientação para uma boa alimentação; avaliação do desenvolvimento motor da criança; orientação sobre incontinência urinária; avaliação e orientação sobre o risco de quedas em idosos; orientação e prática de escovação; exame de anemia; tipagem sanguínea; clinica médica; aferição de pressão arterial, além de hora de conto e brincadeiras para as crianças e orientação e emissão de declaração do Imposto de Renda. “Ainda houve exame preventivo de câncer para mulheres”, concluiu Valdeci.

Fonte:
João Albuquerque

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança

Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança

O primeiro choro de um bebê, o sorriso emocionado de uma mãe e o olhar atento de profissionais que dedicam a vida a cuidar de novos começos. É assim q

Nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva é inaugurada na zona Leste de Porto Velho

Nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva é inaugurada na zona Leste de Porto Velho

Morador do bairro Marcos Freire em Porto Velho, o aposentado Raimundo Edson, 71, pela primeira vez terá atendimentos de saúde com qualidade perto de s

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h

O prefeito Léo Moraes inaugurou neste sábado (14) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Dr. José Adelino da Silva, no bairro Marcos Freire, na z

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)