Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

MALÁRIA: Semusa prepara plano de ação



A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), através do Departamento de Epidemiologia, está elaborando o Plano de Ação de Controle da Malária que será desenvolvido diretamente nas áreas das usinas hidrelétricas do Madeira. O plano vai abordar desde as determinantes e fatores da incidência da malária, a prevenção, a estrutura dos serviços de saúde, o diagnóstico e o tratamento, até os custos das ações previstas.

Para a organização dos serviços de saúde que vão ser desenvolvidos neste  plano, serão realizados vários cursos e oficinas com a participação dos técnicos de toda a rede municipal de saúde. O primeiro seminário está previsto já para o mês que vem, quando serão tratados vários temas simultaneamente.

A chegada das Hidrelétricas do Rio Madeira tem movimentado diversos setores no estado. A área da saúde do município vem planejando formas de absorver o conseqüente aumento da população.

A malária

Conhecida como um grave problema de saúde pública em todo o mundo, a malária atinge 40% da população em mais de 100 países. De acordo com ao Organização Mundial de Saúde, são registrados de 300 a 500 milhões de novos casos e 1 milhão de mortes por ano no mundo inteiro. No Brasil, os tipos mais comuns são a Falciparum, a Vivax e a Malariae. Segundo os dados do Departamento de Epidemiologia da Semusa, até julho deste ano, foram registrados 177.455 casos de malária no Brasil. Em Rondônia, foram 27.503 casos. Porto Velho registrou 12.829 casos no mesmo período.

Elaboração do Plano

Equipes da Secretária Nacional de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, estão em Porto Velho reunidos com os técnicos da Semusa para a realização do primeiro seminário que vai definir as ações a serem implantadas no Controle da Malária no município. O evento será realizado nos dias 20 a 24 de outubro, em local ainda a ser definido.

Participaram da reunião, o assessor técnico do Ministério da Saúde, Rui Braz, a secretária municipal de Saúde, Givanilde Nogueira, secretário adjunto de Planejamento, Pedro Beber, a coordenadora do Departamento de Vigilância e Epidemiologia Ambiental, Régia Martins, a coordenadora do Núcleo de Educação e Saúde, Naderge Moura, a diretora do Departamento de Atenção Básica, Sandra Vidal e a Assessora Técnica, Ângela de Souza.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mais de 1.300 doses foram aplicadas no Dia V de vacinação da campanha do governo de RO “Vacinação Sem Fronteira”

Mais de 1.300 doses foram aplicadas no Dia V de vacinação da campanha do governo de RO “Vacinação Sem Fronteira”

A mobilização do governo de Rondônia, coordenada pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa/RO), no sábado (6), Dia V da camp

 Fiscalização do TCE-RO revela falhas no João Paulo II, avanços no Cemetron, melhorias no Retaguarda e problemas estruturais no HB

Fiscalização do TCE-RO revela falhas no João Paulo II, avanços no Cemetron, melhorias no Retaguarda e problemas estruturais no HB

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) realizou, neste domingo (7/9), uma fiscalização em quatro hospitais gerenciados pelo Estado: Joã

Vacinação Sem Fronteira leva imunização a comunidades quilombolas e bolivianas na região de São Francisco do Guaporé

Vacinação Sem Fronteira leva imunização a comunidades quilombolas e bolivianas na região de São Francisco do Guaporé

Entre os dias 2 e 4 de setembro, o governo de Rondônia realizou ações da campanha Vacinação Sem Fronteira em três comunidades as margens do Rio Guapor

Graças à atuação do TCE-RO, obra da ala cardiovascular do Hospital de Base entra na fase final

Graças à atuação do TCE-RO, obra da ala cardiovascular do Hospital de Base entra na fase final

O Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) segue atuando de forma estratégica para transformar a realidade da saúde pública no estado. Nesta

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)