Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Mais de duas mil mensagens para retirada de exames já foram enviadas pela prefeitura


Mais de duas mil mensagens, via celular, já foram enviadas pela equipe do Laboratório Central do município informando aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a disponibilidade na internet do resultado dos exames feitos nas unidades da Prefeitura de Porto Velho. A informação é do chefe da divisão de Apoio Diagnóstico do Laboratório Central, Gleense dos Santos Cartonilho. Os números são referentes aos meses de abril e maio. “O sistema está apenas dois meses em operação e já está sendo bem aceito. Por enquanto, estamos trabalhando apenas com as unidades de saúde que estão integradas ao sistema. Brevemente fará parte dele o Centro de Especialidades Médico. O sistema já está instalado lá, mas para que ele seja utilizado precisamos capacitar primeiro os médicos, treinamento já iniciado. Até o final do mês acreditamos que o CEM já estará no sistema.

Para poder retirar o resultado do exame via internet, o usuário tem que cadastrar o número do seu Cartão do SUS e de seu telefone celular, em qualquer unidade de saúde da prefeitura, procedimento que pode ser feito quando ele for solicitar o exame. Depois ele deve cadastrar uma senha para poder ter acesso ao seu prontuário eletrônico e poder baixar o resultado do exame.

O acesso é feito pelo site da prefeitura de Porto Velho (www.portovelho.ro.gov.br). Depois de entrar na página eletrônica do município, o usuário deve clicar no baner Registro Eletrônico (Hospub) onde poderá acessar seu prontuário com o número do cartão do SUS e a senha cadastrada, baixar e imprimir o resultado do exame. Caso o usuário não tenha acesso à internet, ele poderá retirar o exame em qualquer unidade de saúde do município. “A grande vantagem desse sistema é que o prontuário eletrônico poderá ser acessado pelo usuário de qualquer parte do país. Se o paciente estiver em São Paulo em tratamento médico, a qualquer momento ele pode pegar as informações do prontuário para auxiliar o médico que está lhe atendendo fora do estado. E aqui, quem não tem internet não precisa retornar à unidade de saúde onde ele fez o exame para ter o resultado. Em qualquer unidade do município ele pode baixar e imprimir o resultado”, explicou o chefe da Divisão de Apoio ao Diagnóstico, do Laboratório Central da prefeitura.

Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO investiu mais de 5 milhões em reformas estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Governo de RO investiu mais de 5 milhões em reformas estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Entre os anos de 2020 e 2024, o governo de Rondônia investiu o valor de R$ 5.608.983,25 milhões em obras estruturais no Hospital de Base Dr. Ary Pin

Transplante: Rondônia se une ao Acre e Amazonas para salvar vida

Transplante: Rondônia se une ao Acre e Amazonas para salvar vida

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou uma ação integrada realizada na segunda-feira (5) entre os estados do Amazonas, Rondônia e Acre que

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação

Gente de Opinião Quinta-feira, 8 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)