Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Leucemia é o tipo de câncer com maior incidência entre crianças no país



Alana Gandra
Agência Brasil


Rio de Janeiro - O tipo mais freqüente de câncer em crianças e adolescentes no Brasil são as leucemias, alcançando uma média de 29% entre os casos nessa faixa etária. O percentual é o mesmo ao índice mundial. O dado consta de estudo inédito feito pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), divulgado hoje (27) por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Câncer.

Mas, ao contrário dos países desenvolvidos, os linfomas são os tumores que aparecem na segunda posição entre aqueles que mais acometem a população infanto-juvenil brasileira, com média de 15,5%, seguidos dos tumores de sistema nervoso central (SNC), com 13,4%.

Em 20 cidades brasileiras, distribuídas nas cinco regiões, que têm registros de casos de câncer em crianças e adolescentes e monitoram esses dados com apoio do Inca, há maior incidência de câncer em meninos do que em meninas. A média é de 150 casos a cada milhão de meninos e 135 casos a cada milhão de meninas. Os números seguem o padrão internacional.

A pesquisa traça um panorama do câncer infanto-juvenil no país. Fruto de esforço conjunto do Inca, da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope) e dos Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP), a publicação tem por objetivo, segundo afirmou o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini, construir uma base de informações no Brasil a respeito do câncer infantil, porque até então os dados disponíveis até hoje, no Brasil, eram obtidos em outros países. “Isso era ruim. Não nos permitia ter uma avaliação adequada do que nós fazemos e dos programas que estão sendo desenvolvidos”.

O estudo pretende facilitar o planejamento em saúde que, por sua vez, levará à melhoria das ações de controle da patologia no Brasil. A incidência mais alta por câncer em crianças e adolescentes foi encontrada nas cidades de Goiânia, Porto Alegre, São Paulo e Curitiba.

Em relação à leucemia, que é o grupo mais importante da doença em termos de incidência, ocorre no Brasil uma média de 50 casos, anualmente, por um milhão em meninos. Nas meninas, esse número é um pouco menor : 40 casos por milhão.

O segundo grupo de tumores de câncer mais importante em incidência, que são os linfomas, também apresentam média mais elevada em meninos (30 casos por milhão) do que nas meninas (20 casos). Esse tipo de câncer acomete mais os adolescentes, na faixa dos 15 aos 18 anos.

No terceiro grupo de maior gravidade, que são os tumores de sistema nervoso central, a média é de 20 a 25 casos por milhão nos meninos e 20 casos por milhão em meninas.

Gente de OpiniãoDomingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Gente de Opinião Domingo, 1 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)