Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Laboratório de Rondônia autorizado a fazer exames para transplantes



 
Rondônia dá mais um passo importante para a consolidação dos serviços de transplantes e captação de doadores. Através da portaria nº 71, de 12 de dezembro de 2008, o Ministério da Saúde (MS) credenciou o Laboratório Imunogene para realização dos exames de Histocompatibilidade tipo II.

Os testes são essenciais para o estabelecimento de critérios para compatibilidade genética entre o doador e o receptor do órgão ou tecido. A idéia do governo do Estado é utilizar os serviços do laboratório local como suporte para transplantes de córneas e no registro nacional de doadores de medula óssea.

“Vamos buscar a parceria com o laboratório, pois trará benefícios diretos para pacientes. Com a realização dos exames de compatibilidade em Rondônia o processo de pré e pós operatório será mais rápido. O estado oferece serviços de transplantes de córneas e captação de doadores voluntários de medula óssea. Para esse trabalho precisávamos fazer as coletas e enviar o material para um laboratório em Goiânia (GO). O credenciamento do Imunogene ainda mostra a evolução do setor médico e laboratorial em Rondônia”, destacou Milton Moreira, secretário de Estado da Saúde.

Transplantes de córnea em regime de urgência - No último dia 02, o Ministério da Saúde também credenciou o Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) para realização de transplantes de córnea, em regime de urgência. A unidade atende a demanda de pacientes credenciados na Central Estadual de Transplantes (CET). A primeira cirurgia no HB foi realizada, com sucesso, nesta semana. Até então, o Estado havia feito 28 transplantes de córneas no Hospital 09 de Julho, também credenciado pelo ministério. O credenciamento ainda autoriza a retirada de tecidos oculares humanos. Isso significa que o HB poderá fazer, além do transplante, a captação e o armazenamento de córneas de doadores.

Para a realização dos transplantes de córnea no HB o Estado comprou equipamentos específicos para as cirurgias. Foram adquiridos um microscópio oftalmológico e aparelhos auxiliares. “Somente com materiais de consumo, laboratoriais e instrumentos cirúrgicos foram investidos mais de R$ 130 mil. As cirurgias serão feitas por uma equipe multidisciplinar, coordenada pelos médicos oftalmologistas, Maria Ivanete Imaca e Solino Prado Assis. Os profissionais também são autorizados, através de portaria do MS, para realização dos serviços”, informou Amado Rahhal, diretor geral do HB.

Características genéticas podem influenciar no transplante - “Com a concretização da parceria entre a administração estadual e o laboratório, os exames de compatibilidade de medula poderão ser feitos em Rondônia. Em 2008, o Estado passou a fazer parte, como captador, do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). As coletas de sangue são feitas duas vezes por semana na Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), em Porto Velho”, explicou a médica Inês Motta, coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET).

A coleta de material para exames de compatibilidade é simples. Na primeira etapa os doadores assistem a uma palestra de esclarecimento sobre a doação. Na segunda etapa, é retirada pela veia uma pequena quantidade de sangue (10ml). O material coletado é enviado para um laboratório onde são feitos os exames. O teste identifica as características genéticas que podem influenciar no transplante. Com o resultado das análises, o doador é cadastrado nacionalmente. A partir daí, quando um paciente necessita de transplante, o cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, ele será convidado a fazer a doação.

Fonte: Decom

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina

Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)