Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Ji-Paraná: Prefeitura investe em ginástica laboral nas Unidades de Saúde


Ji-Paraná: Prefeitura investe em ginástica laboral nas Unidades de Saúde - Gente de Opinião

Servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão participando do projeto Vida Saudável no Trabalho, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e Academias de Saúde do Município de Ji-Paraná.

Uma vez por semana todas as UBS recebem uma educadora física para realizar atividades de ginástica laboral. O objetivo da série de exercícios é integrar os servidores e pacientes durante 15 minutos, e prevenir lesões causadas por esforço repetitivo e doenças ocupacionais.

A Ginástica Laboral é um investimento com baixo custo, pois ajuda a diminuir as faltas no trabalho por questões de saúde, aumenta a produtividade e tem uma maior integração dos colaboradores.

Segundo a profissional de educação física Marcela Inácio da Silva, o projeto foi criado em outubro com o objetivo de reduzir o estresse por causa da correria do dia a dia no trabalho, principalmente para os servidores da saúde.

“Percebemos melhoras visíveis como diminuição de queixa de dores, principalmente nas costas. Esta era a principal reclamação entre os servidores. Melhorou a flexibilidade, diminuiu o estresse e vimos melhora em relação a convivência interpessoal. Essa mudança considero fundamental, pois tem refletido positivamente até no atendimento aos pacientes”, citou a profissional Marcela.

Além do Projeto Vida Saudável no Trabalho, a Semusa mantém grupos de exercícios com idosos nas Academias municipais de saúde, do bairro Jardim dos Migrantes e BNH. As atividades físicas são oferecidas por profissionais como fisioterapeuta e educador físico duas vezes por semana em cada unidade.

Segundo o fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família, o Nasf, Alan Heringer Silva, os idosos são acompanhados pelos médicos do Núcleo sempre que é necessário. Uma vez por ano são realizados exames como o eletrocardiograma para verificar se tem alguma alteração cardíaca. Caso o médico identifique alguma coisa, o paciente é encaminhado ao cardiologista.

“Eles recebem atendimento de uma equipe de saúde como fisioterapeuta, médico, nutricionista e psicólogo. Com esse trabalho integrado, percebemos que esses idosos têm adquirido uma vida mais saudável. Eles realizam alongamento, atividades físicas de leve a moderada intensidade, onde proporciona melhor aporte sanguíneo, flexibilidade, equilíbrio, controle de pressão e diabetes”, finalizou o fisioterapeuta.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)