Porto Velho (RO) sábado, 15 de maio de 2021
×
Gente de Opinião

Saúde

Indígenas participam de curso sobre saneamento


Indígenas de várias aldeias atendidas pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Vilhena, órgão executivo da  Coordenação Regional da Funasa (Core-RO), começam hoje na fazenda Montovani, em Pimenta Bueno, a etapa final do  curso de Agentes Indígenas de Saúde (Aisan).

Ao final do curso, programado para terminar no próximo dia 31, os participantes estarão aptos para atuar na identificação e solução de problemas relacionados a doenças causadas pela falta de saneamento básico, nas aldeias.

Entre as atividades desempenhadas pelos que serão desempenhadas pelos novos Aisans, estão: operação dos sistemas de abastecimento de água instalados nas aldeias; manutenção dos sistemas de esgoto; orientação do uso dos módulos sanitários individuais; levantamentos de dados cadastrais; ações de educação em saúde e ambiental.

O indígena Roberto Nhan-Pá, elogiou a iniciativa da Funasa, principalmente, por optar em capacitar o próprio índio para trabalhar como Agente de Saneamento. "Nós conhecemos como ninguém a realidade de nossas aldeias. A minha expectativa é de repassar todos os conhecimentos adquiridos durante o curso, aos meus parentes", ressaltou.

Que questões como limpeza e coleta de lixo precisam acontecer nas aldeias, enfatizou o índio João Tenharin, um dos 17 alunos do curso. Ele afirmou ainda, que a capacitação é de suma importância para a melhoria da saúde nas comunidades.

Segundo o coordenador regional, Josafá Marreiro, um grupo de 17 indígenas de aldeias atendidas pelo do Dsei Porto Velho, também encontra-se em fase de conclusão do curso, que acontece em Guajará-Mirim.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Saúde

Município de Porto Velho faz campanha em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Município de Porto Velho faz campanha em alusão ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano

Para celebrar o Dia Nacional de Doação de Leite Humano, que ocorre neste 19 de maio, a Prefeitura de Porto Velho realiza de 17 a 31 deste mês, uma cam

Bolsonaro sanciona lei relatada pela deputa Mariana que garante afastamento de grávidas do trabalho durante a pandemia

Bolsonaro sanciona lei relatada pela deputa Mariana que garante afastamento de grávidas do trabalho durante a pandemia

O presidente Jair Bolsonaro sancionou projeto de lei que determina o afastamento de atividades presenciais de funcionárias grávidas durante a pandem