Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Incentivo ao pré-natal para reduzir doenças graves


Lúcio Albuquerque

Um programa de incentivo à realização de exame pré-natal, visando evitar que crianças possam nascer com doenças gravez que as limitem para o resto de suas vidas, ou até concorram para a morte prematura, já está sendo desenvolvido em 51 municípios do Estado - apenas Porto Velho está fora em razão de não ter sido fechado o convênio para tal.

O programa é aplicado numa parceria do IPED, APAE, Secretaria de Estado da Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, com apoio do programa SUS. Ele se direciona a que gestantes façam o pré-natal e através da coleta de material, que pode ser feito num posto de saúde, se identifiquem doenças diversas, como hepatite, fenilcetonúria, chagas, HIV e mais 12 delas.

Segundo a bioquímica Jaqueline Silva, esse programa oferece todas as condições para que a gestante, no momento do parto, possa ter um atendimento diferenciado, caso seja identificada durante o pré-natal alguma doença dentro do quadro previsto pelo teste.

"O programa facilita o diagnóstico dessas doenças, reduzindo os riscos do bebê e da gestante", explicou a bioquímica, lembrando que ele vai permitir também ampliar as possibilidades de identificação de doenças através do Teste do Pezinho que é coordenado na região pela Nativida.

"A diferença favorável é que o programa de incentivo ao pré-natal permite que o médico tenha conhecimento antecipado de doenças que uma gestante tenha absorvido e, também, que pode até realizar o tratamento, o que vai reduzir casos de crianças nascendo com males que, depois, irão prejudicá-la pelo resto da vida", disse o bioquímico José Mourão, do Nativida.

Gente de OpiniãoDomingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho reforça apoio à doação de sangue e homenageia doadores no Dia Mundial do Doador

Prefeitura de Porto Velho reforça apoio à doação de sangue e homenageia doadores no Dia Mundial do Doador

Em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado neste sábado, 14 de junho, a Prefeitura de Porto Velho destaca a relevância do gesto voluntár

Hospital Regional de Cacoal potencializa atendimento de cirurgias ortopédicas de alta complexidade

Hospital Regional de Cacoal potencializa atendimento de cirurgias ortopédicas de alta complexidade

O Governo de Rondônia, sob a liderança do governador Marcos Rocha, oficializou a ampliação dos serviços especializados no Hospital Regional de Cacoa

Governo de RO inicia recuperação do barco hospital Walter Bartolo para atender ribeirinhos

Governo de RO inicia recuperação do barco hospital Walter Bartolo para atender ribeirinhos

Com uma operação em curso nas águas do Rio Mamoré, em Guajará-Mirim, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), inici

Vacinação contra a gripe acontece no Skate Parque e em outros locais

Vacinação contra a gripe acontece no Skate Parque e em outros locais

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), está realizando uma ação intensiva de vacinação contra a gripe no S

Gente de Opinião Domingo, 15 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)