Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Incentivo ao pré-natal para reduzir doenças graves


Lúcio Albuquerque

Um programa de incentivo à realização de exame pré-natal, visando evitar que crianças possam nascer com doenças gravez que as limitem para o resto de suas vidas, ou até concorram para a morte prematura, já está sendo desenvolvido em 51 municípios do Estado - apenas Porto Velho está fora em razão de não ter sido fechado o convênio para tal.

O programa é aplicado numa parceria do IPED, APAE, Secretaria de Estado da Saúde, Secretarias Municipais de Saúde, com apoio do programa SUS. Ele se direciona a que gestantes façam o pré-natal e através da coleta de material, que pode ser feito num posto de saúde, se identifiquem doenças diversas, como hepatite, fenilcetonúria, chagas, HIV e mais 12 delas.

Segundo a bioquímica Jaqueline Silva, esse programa oferece todas as condições para que a gestante, no momento do parto, possa ter um atendimento diferenciado, caso seja identificada durante o pré-natal alguma doença dentro do quadro previsto pelo teste.

"O programa facilita o diagnóstico dessas doenças, reduzindo os riscos do bebê e da gestante", explicou a bioquímica, lembrando que ele vai permitir também ampliar as possibilidades de identificação de doenças através do Teste do Pezinho que é coordenado na região pela Nativida.

"A diferença favorável é que o programa de incentivo ao pré-natal permite que o médico tenha conhecimento antecipado de doenças que uma gestante tenha absorvido e, também, que pode até realizar o tratamento, o que vai reduzir casos de crianças nascendo com males que, depois, irão prejudicá-la pelo resto da vida", disse o bioquímico José Mourão, do Nativida.

Gente de OpiniãoSábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

Do emagrecimento ao risco à saúde: a polêmica das ‘canetas emagrecedoras’

s canetas emagrecedoras, como ficaram popularmente conhecidos os medicamentos injetáveis originalmente desenvolvidos para o tratamento do diabetes,

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

13 de dezembro é dia de prevenção ao câncer em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) realiza, no dia 13 de dezembro, a última campanha preventiva contra o câncer de 2025.

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Gente de Opinião Sábado, 29 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)