Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hospital Sírio-Libanês oferece treinamentos de cuidados a pacientes reabilitados da Covid-19 no estado de Rondônia

Realizada via PROADI-SUS, iniciativa apoia quatro hospitais no estado diante do agravamento da pandemia


Hospital Sírio-Libanês oferece treinamentos de cuidados a pacientes reabilitados da Covid-19 no estado de Rondônia  - Gente de Opinião

Para promover a reabilitação hospitalar de pacientes após a alta do cuidado intensivo da COVID-19, o Hospital Sírio-Libanês, via Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), elaborou um plano de ação a pedido do Ministério da Saúde para atender a resposta emergencial à covid-19 no estado de Rondônia, com objetivo de aprimorar ferramentas de assistência e otimizar os fluxos de intervenção em pacientes, com objetivo de garantir a alta segura. 

As instituições contempladas pela iniciativa emergencial, que utiliza metodologias do projeto Reabilitação Covid-19, recebem treinamentos presenciais, aulas online e consultorias prestadas por equipes do Sírio-Libanês, que buscam a reabilitação hospitalar de pacientes após a alta do cuidado intensivo da doença, como é o caso do Hospital Regional de Cacoal, em Rondônia.  

Em reunião com a secretaria de saúde do município, percebeu-se que os pacientes com Covid-19 ficavam muito tempo nas UTI’s e tinham uma recuperação demorada. “Pedimos ao Hospital Sírio-Libanês para levar um pouco da experiência do nosso projeto de Reabilitação pós-Covid-19 para Rondônia, pois acreditamos que capacitando os profissionais de saúde com o protocolo de alta segura, conseguiríamos um maior giro de leitos e que os pacientes ficassem menos tempo internados. E consequentemente, aumentar as funcionalidades e capacidade de dependência desses pacientes.  A operação foi um sucesso!”, declara Andrezza Serpa, diretora do Departamento de Gestão e Ações Estratégicas – DGAE/SAES/MS. 

Com este objetivo, a equipe do projeto também prestou atendimento no Hospital de Campanha Regina Pacis – em Porto Velho –, no Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) e no Hospital AMI – Assistência Médica Intensiva – também em RO.  

A experiência demonstra-se positiva no atendimento prestado aos pacientes acometidos pela doença, como afirma Rafael Esteves, consultor do Hospital Sírio-Libanês:     

Esta iniciativa emergencial tem por intenção aumentar o giro de leitos de enfermarias e das Unidades de Terapia Intensiva com segurança para os pacientes, ao mesmo tempo que aumenta a oportunidade de mais pacientes serem atendidos, sem a necessidade de abertura de novos leitos. Ou seja, a ideia é acelerar a alta de pacientes, de forma segura, através das ferramentas que estão sendo implantadas". 

Para conhecer mais os feitos do projeto, acesse:  

https://hospitais.proadi-sus.org.br/projetos/203/apoio-a-retomada   

 

Sobre o PROADI-SUS   

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, PROADI-SUS, foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, o programa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Os recursos do PROADI-SUS advém da imunidade fiscal dos hospitais participantes. Os projetos levam à população a expertise dos hospitais em iniciativas que atendem necessidades do SUS. Entre os principais benefícios do PROADI-SUS, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil. Para mais informações sobre o Programa e projetos vigentes no atual triênio, acesse: https://hospitais.proadi-sus.org.br   

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)