Quinta-feira, 3 de julho de 2014 - 00h01
O Hospital de Base Ary Pinheiro (HB) – referência no atendimento de alta complexidade em Rondônia -, vai ganhar nos próximos dias, novo reforço para a realização de cirurgias. Com recursos da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o governo de Rondônia vai entregar mais quatro salas cirúrgicas para atender à demanda da nova estrutura do HB.
Com as novas salas, o número de cirurgias diárias vai saltar de 60 para 90 intervenções. A afirmação é do secretários estadual de Saúde Williames Pimentel e foi feita durante visita às instalações que devem ser entregue em breve à população.
Segundo Williames Pimentel, as salas são uma extensão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base. A meta, segundo o secretário, é dar suporte a pacientes que realizam cirurgias mais complexas, consideradas de alta complexidade e com risco maios de complicações.
De acordo com o secretário, com as novas salas, os pacientes, principalmente os idosos, terão os procedimentos mais rápidos, o que irá potencializar os serviços dando ainda mais segurança para uma boa recuperação.
O diretor-geral do HB Nilson Paniágua afirma que os materiais investidos nas salas são de primeira qualidade, pintura com revestimento impermeável, piso adequado para o setor, modernos equipamentos e com tecnologia de ponta, tudo com alto padrão de qualidade.
De acordo com o secretário, a entrega das salas cirúrgicas é mais uma vitória do governo de Rondônia para dotar toda a rede de Saúde do Estado de infraestrutura moderna, condições dignas de trabalho para os servidores e, principalmente, garantir um atendimento humanizado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
AMBIÊNCIA
Nilson Paniágua destacou ainda o salto de qualidade, em especial na ambiência da unidade. Ele explica que trata-se de um espaço físico, social, profissional e de relações interpessoais que deve estar em sintonia com um projeto de Saúde voltado para a atenção acolhedora, resolutiva e humana.
Segundo Paniágua, a medida faz parte da Política Nacional de Humanização (PNH) e tem como uma de suas diretrizes a valorização da ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores de trabalho.
Pimentel falou, também, sobre a importância de investir no HB, um complexo hospitalar que atende pacientes de todas as cidades do interior do Estado e estados vizinhos e até da Bolívia. Ele cita que diariamente circulam na unidade de saúde mais 1.200 pessoas entre pacientes, acompanhantes e funcionários, afirma.
Fonte
Texto: Toninha Lima/Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Decom - Governo de Rondônia
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em parceria inédita, Hospital Cooperar passa a realizar Hemodinâmica pelo SUS em Vilhena (RO)
Vilhena acaba de conquistar um avanço histórico na saúde. A partir de agora, o Hospital Cooperar passa a oferecer exames e procedimentos de Hemodinâ

Cuidado integral: Residência de enfermagem em obstetrícia é aberta pelo governo de RO
Com o objetivo de especializar profissionais enfermeiros e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, o governo de Rondônia abriu, no dia

Pró-Amazônia Malária: reuniões com associações de produtores reforçam 1ª fase do projeto
Encontros com lideranças comunitárias da Bacia Leiteira, em Porto Velho – RO, detalham o estudo e ampliam o cadastramento de domicílios e entrevistas

O povo quer saber: o mutirão de cirurgias vai continuar, governador?
Na quarta-feira, dia 3, assisti uma entrevista do CEO da empresa que foi contrata pelo governo para proceder o mutirão de cirurgias do SUS. Na oportu
Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)