Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hospital de Amor Amazônia inaugura novo acelerador linear para radioterapia


Hospital de Amor Amazônia inaugura novo acelerador linear para radioterapia   - Gente de Opinião

O Hospital de Amor Amazônia inaugura nesta quinta (20), às 10 horas, em Porto Velho (RO), o seu segundo acelerador de partículas linear, equipamento de radioterapia para o tratamento de câncer. O aparelho de alta tecnologia permitirá à unidade duplicar o número de pacientes atendidos por mês e terá capacidade de realizar cerca de 1.320 sessões de radioterapia.  

 

Segundo o diretor executivo do Hospital de Amor, de Porto Velho, Jean Negreiros, a instalação do acelerador linear vai contribuir com a alta demanda existente no estado. “A inauguração deste equipamento vai dar agilidade nos tratamentos de câncer. Como só havia um aparelho na unidade Amazônia até então, tínhamos que enviar o número excedente de pessoas para tratar em Barretos, para iniciarem a radioterapia associada à quimioterapia. Com a inauguração do segundo aparelho, todo procedimento será em Porto Velho”, diz.

 

O investimento da aquisição do aparelho foi feito pelo Ministério da Saúde e Governo Federal, através do Plano de Expansão da Radioterapia, com um investimento de 605 mil dólares (aproximadamente R$ 2,7 milhões). "Vale destacar a economicidade de 60% feita, pois se o aparelho fosse adquirido via convênio ele custaria em torno de 1.4 milhões de dólares (aproximadamente R$ 6 milhões)”, afirma Thiago Rodrigues Santos, coordenador do projeto.

 

A verba para construção da casa mata para instalação do acelerador linear foi feita por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas do estado de Rondônia.

 

Hospital de Amor

A instituição é o maior polo de tratamento oncológico gratuito da América Latina. Com 15 hospitais fixos e mais 26 unidades móveis, a entidade realiza 880 mil atendimentos por ano de pessoas de todo o Brasil - uma média de seis mil pacientes por dia. Para manter este nível de excelência nos atendimentos e tratamentos, o hospital precisa captar diariamente recursos financeiros de pessoas físicas e jurídicas.

Em 2019, foram realizadas 207.031 mamografias e 115.784 papanicolau, 100% gratuito.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança

Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança

O primeiro choro de um bebê, o sorriso emocionado de uma mãe e o olhar atento de profissionais que dedicam a vida a cuidar de novos começos. É assim q

Nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva é inaugurada na zona Leste de Porto Velho

Nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva é inaugurada na zona Leste de Porto Velho

Morador do bairro Marcos Freire em Porto Velho, o aposentado Raimundo Edson, 71, pela primeira vez terá atendimentos de saúde com qualidade perto de s

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h

O prefeito Léo Moraes inaugurou neste sábado (14) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Dr. José Adelino da Silva, no bairro Marcos Freire, na z

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p

Gente de Opinião Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)