Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hospital Cosme e Damião reestrutura classificação de risco


 
Gente de Opinião
A partir de agora, será utilizado o método Kanban, que é uma nova ferramenta de controle diário dos pacientes da emergência, que se utiliza de modelo originário da metodologia Qualidade Total. A novidade busca a melhoria do fluxo dos pacientes em observação clínica e no controle dos leitos, sendo essa, uma das metas da ação do Programa  S.O.S Emergências, implementada pelo Ministério da Saúde na unidade.

É possível monitorar o tempo de permanência do usuário no Pronto Socorro através de um painel eletrônico. Além disso, serão fixadas placas nas camas que irão indicar se a permanência do doente, considerando a complexidade do quadro, se está dentro do tempo considerado ideal, no tempo aceitável ou acima do prazo. “Com isso, espera-se dar uma melhor resolutividade ao atendimento, além de evitar internações mais longas que o necessário, corrigindo falhas que prolongam a permanência e, consequentemente, liberando leitos para outros pacientes”, afirmou a diretora do Cosme e Damião Antonieta Rodrigues.

Na ocasião, foram apresentados os pontos de estrangulamento no atendimento, tais como o excesso de pacientes classificados pela cor azul e verde, a organização interna, o fluxo, a confecção de protocolos e as melhorias no acolhimento.

O ponto alto da explanação proferida pelas enfermeiras do João Paulo II, Patrícia Alencar, Maria Helena e pelo médico Sérgio Mello foi a classificação de risco, sua importância para a organização do fluxo e a utilização da ferramenta do Kanban para auxiliar nesse processo.

De acordo com a coordenadora do NAQH e da Humanização, do Hospital Infantil Cosme e Damião, a psicóloga Joelma Sampaio, o modelo de planejamento através do uso do Kanban, possibilita “além da melhoria no fluxo de atendimentos, o uso racional de medicamentos, equipamentos e de espaço”, explicou.

A diretora geral do hospital infantil Cosme e Damião, Antonieta Rodrigues, acredita que através do trabalho em rede, se consiga articular e integrar todos os pontos de atenção à saúde, ampliando e qualificando o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde do Estado.

O diretor adjunto, enfermeiro Sérgio Pereira, agradeceu a parceria entre as unidades, ressaltando que “os profissionais João Paulo II estão expandindo experiências exitosas que irão contribuir na organização do fluxo de atendimento às crianças”, finalizou.

Fonte: Bosco Cardoso  /  João Paulo II

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, inaugurou neste sábado (5) três novos serviços no Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Júlio Perez Antelo

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)