Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hospital Cosme e Damião reestrutura classificação de risco


 
Gente de Opinião
A partir de agora, será utilizado o método Kanban, que é uma nova ferramenta de controle diário dos pacientes da emergência, que se utiliza de modelo originário da metodologia Qualidade Total. A novidade busca a melhoria do fluxo dos pacientes em observação clínica e no controle dos leitos, sendo essa, uma das metas da ação do Programa  S.O.S Emergências, implementada pelo Ministério da Saúde na unidade.

É possível monitorar o tempo de permanência do usuário no Pronto Socorro através de um painel eletrônico. Além disso, serão fixadas placas nas camas que irão indicar se a permanência do doente, considerando a complexidade do quadro, se está dentro do tempo considerado ideal, no tempo aceitável ou acima do prazo. “Com isso, espera-se dar uma melhor resolutividade ao atendimento, além de evitar internações mais longas que o necessário, corrigindo falhas que prolongam a permanência e, consequentemente, liberando leitos para outros pacientes”, afirmou a diretora do Cosme e Damião Antonieta Rodrigues.

Na ocasião, foram apresentados os pontos de estrangulamento no atendimento, tais como o excesso de pacientes classificados pela cor azul e verde, a organização interna, o fluxo, a confecção de protocolos e as melhorias no acolhimento.

O ponto alto da explanação proferida pelas enfermeiras do João Paulo II, Patrícia Alencar, Maria Helena e pelo médico Sérgio Mello foi a classificação de risco, sua importância para a organização do fluxo e a utilização da ferramenta do Kanban para auxiliar nesse processo.

De acordo com a coordenadora do NAQH e da Humanização, do Hospital Infantil Cosme e Damião, a psicóloga Joelma Sampaio, o modelo de planejamento através do uso do Kanban, possibilita “além da melhoria no fluxo de atendimentos, o uso racional de medicamentos, equipamentos e de espaço”, explicou.

A diretora geral do hospital infantil Cosme e Damião, Antonieta Rodrigues, acredita que através do trabalho em rede, se consiga articular e integrar todos os pontos de atenção à saúde, ampliando e qualificando o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde do Estado.

O diretor adjunto, enfermeiro Sérgio Pereira, agradeceu a parceria entre as unidades, ressaltando que “os profissionais João Paulo II estão expandindo experiências exitosas que irão contribuir na organização do fluxo de atendimento às crianças”, finalizou.

Fonte: Bosco Cardoso  /  João Paulo II

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano

Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas

Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

Programação especial no Dia Nacional do Doador de Sangue é promovida pelo governo de RO nesta terça-feira, 25

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que

Gente de Opinião Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)