Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Hemocentro de Rondônia se prepara para Copa do Mundo


Gente de OpiniãoRondônia se prepara para doações de sangue durante o período da Copa do Mundo, que terá início nesta quinta-feira (12), no Brasil. Segundo o  Ministério da Saúde, deverá ter uma queda  de doações de sangue em atém 40%. Para suprir toda essa necessidade, o hemocentro de Rondônia, junto com a faculdade Uniron, estarão trabalhando durante todo o Mundial, com a Campanha publicitária, “A Felicidade Está no Sangue de Quem Doa”. A iniciativa espera atender as demandas da Copa e também das festas juninas.

Além do números de acidentes de trânsito previstos para o período, as festas juninas também são marcadas por queimaduras com fogueiras, fogo de artifícios, entre outros. Os hospitais entram em estado de alerta e as demandas do hemocentro também  aumentam.

 Pensando em uma forma de contribuir para queda dos acidentes de trânsito, ocasionados por embriaguez no volante, o empresário Nabil Razzal, proprietário de restaurantes em Porto Velho, explica que contratou veículos para levar todos os clientes para casa. Segundo ele, é uma forma de evitar possíveis acidentes. “A gente pensou na diversão e bem-estar dos nossos clientes. Vamos oferecer transporte gratuito para que eles possam voltar para casa seguros”, salienta Nabil.

Gente de OpiniãoNo shopping da Capital também terá um restaurante que oferecerá transporte gratuito para os clientes. O gerente do restaurante, Rey Silva, acredita que o número de clientes deve triplicar, “Já virou tradição assistir jogo aqui. Nossa administração resolveu proporcionar aos clientes mais essa comodidade. Uma forma de garantir segurança para quem beber durante os jogos”, disse Rey.

Se a meta é evitar acidentes durante a Copa e garantir bolsas de sangue para o período de jogos, o hemocentro de Porto Velho, espera captar novos doadores, para atender as demandas dos 23 hospitais públicos e privados, entre eles Unidade de Terapia Intensiva (UTI), maternidades e grandes emergências.

Para o presidente do Hemocentro, Orlando Ramires, essas iniciativas dos acadêmicos de publicidade e também do empresário, fortalecem o comprometimento com a vida. “Vejam, são jovens comprometidos com o social, com a cidadania e estão motivados em salvar o próximo. Ressalto também essa iniciativa do Nabil  Razzal. É um empresário de visão, que pensou em garantir a segurança do cliente. Para se ter uma ideia, em 2013, foram realizadas mais de 12 mil cirurgias em Porto Velho e Cacoal. Levando em consideração que é necessário reservar duas bolsas de sangue para cada cirurgia, temos que trabalhar com planejamento e garantir um estoque apto para atender essas demandas”, enfatizou Ramires.

Porto Velho, precisa de 100 doadores por dia. A média diária de coletas não ultrapassam 50 bolsas. Com as enchentes, segundo o Serviço Social da Unidade, houve uma queda de 30% nas doações. Só o Hospital João Paulo II, precisa ter no seu estoque diário, 33 bolsas de sangue O+. Já houve fim de semana que foram utilizadas mais de 100 bolsas.

 Doação

Para se candidatar à doação é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 kg e portar um documento de identificação com foto, segundo exigência do Ministério da Saúde (MS). No caso dos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original dos pais, além de uma autorização formal.


Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Marcos Freire
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

Assistência Médica Intensiva completa 12 anos trabalhando com humanização e cuidados paliativos em Rondônia

Criada pelo governo de Rondônia com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento a pacientes em estado crítico internados em Unidades de Terapi

Governo de RO fornece medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como receber

Governo de RO fornece medicamentos gratuitos pelo programa “Remédio Aqui em Casa”; saiba como receber

Se você é usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz tratamento contínuo para doenças como asma grave, osteoporose, artrite reumatoide, hepatite

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Entre os anos de 2019 e 2024, o governo de Rondônia ampliou em quase 40% o número de cirurgias realizadas por meio da Secretaria de Estado da Saúde

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo com mais de 600 vagas e salários de até R$ 9,3 mil

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), anunciou nesta sexta-feira (9) o lançamento do Edital 019 do processo

Gente de Opinião Terça-feira, 13 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)