Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Gravidez na adolescência: Ji-Paraná adere à semana nacional de prevenção de


Gravidez na adolescência: Ji-Paraná adere à semana nacional de prevenção de  - Gente de Opinião

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), aderiu a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, instituída pelo Governo Federal. A partir de agora, a Semas irá promover diversas atividades com este objetivo junto aos jovens atendidos pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com a secretária da Semas, Sônia Reigota, a lei, sancionada este mês, prevê ações que devem ser feitas na semana do dia 1º de fevereiro, mas a intenção é realizar atividades durante o ano.

“Nós consideramos este artigo acrescentado ao Estatuto da Criança e do Adolescente muito importante. Por isso, nós já fizemos uma palestra com as jovens e os pais atendidos pelos programas sociais da Semas. O objetivo foi divulgar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução do número de gravidez precoce”, explicou.

A médica ginecologista Andréa Árabe, irá contribuir com as ações realizando palestras nas escolas e Centros de Referência da Semas.

“Se toda a sociedade estiver mobilizada para este tema tão importante, realmente evitaremos a gravidez na adolescência e, junto à gestação, todas as doenças sexualmente transmissíveis. O foco é fazer com que a adolescente conheça o seu corpo e as consequências de uma gravidez precoce. Além do corpo estar despreparado para isso, nós vemos um aumento considerável de doenças como a sífilis, que estava quase erradicada no Brasil. Isso é preocupante e precisamos fazer algo para mudar essa realidade”, explicou a médica que atua a rede pública de saúde.

A zeladora Edilene Meireles Carlos tem uma filha de 14 anos e ainda não teve coragem de conversar com ela sobre a gravidez na adolescência. “É um assunto muito delicado, por isso eu acho importante as palestras para que ela tenha conhecimento e possa se prevenir de situações assim. Infelizmente, a gravidez na adolescência tem sido muito comum. Elas precisam de conhecimento para se proteger”, disse Edilene.

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)