Porto Velho (RO) segunda-feira, 21 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Fumacê pesado em Porto Velho contra a Dengue


  
Por Aurimar Lima


Na tarde desta terça feira (21) mais oito carros iniciaram o serviço de borrifação contra Dengue na zona leste da cidade. Os carros adaptados com bombas para o UBV pesado, usado para bloquear a transmissão da dengue. O UBV é aproveitado como forma complementar as atividades de combate e para promover a rápida interrupção da transmissão de dengue. Ele tem este nome porque consiste na aplicação espacial de inseticidas a baixíssimo volume, gerando partículas reduzidas do produto. 

Desde o mês de agosto a Secretária Municipal de Saúde (Semusa) vem planejando ações de combate a Dengue e neste mês realizou os mutirões comunitários com as equipes de profissionais das Unidades de Saúde. Dez bombas de fumacê já estão em funcionamento pela cidade, com a liberação dos carros de UBV pelo governo do Estado, a Semusa vai potencializar o trabalho com a ação eficaz do inseticida, unida ao trabalho educativo e médico. “As unidades de saúde fizeram uma semana de visitas intensas nas residências com alerta e informações para combate a Dengue, agora a borrifação atinge uma outra etapa do planejamento estratégico para combater os focos de proliferação” – explicou o secretário municipal de Saúde Williames Pimentel. 

Os carros vão cobrir o trabalho planejado para os bairros Roque, Baixa União, Arigolândia, Nova Porto Velho, Olaria, Pedrinhas, Nossa Senhora das Graças, Lagoa, Centro, Mato Grosso, Santa Bárbara, Rio Madeira, Três Marias, Aeroclube, Floresta, Conceição, Liberdade, Agenor de Carvalho, Cohab, Tupi, Areal, São Cristóvão, Km 1 3,3, Lagoinha, Nova Floresta e Tucumanzal. Todo o trabalho no município está sendo monitorado e recebendo assessoramento técnico do departamento de epidemiologia da Saúde.

UBV

Um importante instrumento para o combate à dengue na Capital é o Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê. Há dois tipos do aparelho: UBV leve e UBV pesado. O primeiro deles é o chamado UBV Costal. Este é um aparelho portátil, que pode ser utilizado durante todo o ano e tem o objetivo de conter uma possível disseminação da doença. O UBV pesado, que é aplicado por um veículo adaptado, também é usado para bloquear a transmissão da dengue. Para ter acesso ao equipamento, o município passa por uma análise técnica dentro dos critérios de avaliação.

Mais Sobre Saúde

Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip

Projeto que ajuda a reduzir danos psicoemocionais em pacientes com Covid-19 recebe apoio da Sicoob Credip

O Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, em Rondônia, é referência em saúde para o tratamento hospitalar da Covid-19, em casos que demandem in