Sexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população


Fiscalização do TCE-RO induz melhorias no João Paulo II em benefício da população - Gente de Opinião

Um dos casos mais recentes do trabalho cooperativa entre TCE e gestão pública ocorreu no Pronto-Socorro João Paulo II, o maior hospital de urgência e emergência de Rondônia. 

Depois de forte chuva, o setor do Pronto-Socorro 2, uma ala do hospital que serve para atendimento de urgência, sofreu danos em sua estrutura, necessitando, de reparos imediatos. 

Diante da situação, equipes de fiscalização do TCE estiveram no local e constataram a necessidade de intervenção. A Presidência do Tribunal, então, acionou a gestão estadual e determinou a realização das reformas necessárias para recuperar a estrutura comprometida. 

Os reparos incluíram melhorias na cobertura, esquadrias, rede elétrica, pintura e piso da unidade. Os serviços foram concluídos e a ala já está liberada para uso, proporcionando um ambiente mais seguro e adequado para pacientes e profissionais da saúde. 

PROFISSIONAIS E PACIENTES RECONHECEM IMPACTO POSITIVO 

A atuação do Tribunal de Contas foi bem recebida por quem depende diariamente do hospital. 

A auxiliar de enfermagem Maria Eliane Rodrigues relembrou as dificuldades enfrentadas após a chuva intensa. 

“O pessoal da limpeza teve muito trabalho. Molhou tudo e acabou atrasando a obra”, relatou. Ao saber da intervenção do Tribunal, destacou: “Foi essencial. Melhorou para nós, funcionários, e, principalmente, para a população”. 

Usuários do hospital também notaram mudanças.  “O atendimento foi rápido. O Tribunal de Contas tem que continuar fiscalizando”, afirmou a dona de casa Andréia do Nascimento, que levou sua mãe de 76 anos para atendimento. 

Ednaldo Santos, outro paciente, reforçou a importância da fiscalização contínua: “Não demorou quase nada. Cheguei e fui atendido logo. Essas fiscalizações precisam continuar, ainda mais quando se trata da nossa saúde”. 

FISCALIZAÇÃO PERMANENTE FORTALECE SERVIÇOS PÚBLICOS 

O Tribunal de Contas busca, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida do cidadão por meio de um controle externo mais próximo e efetivo, que realmente faça a diferença. 

“Mantemos um olhar empático para o gestor, compreendendo os desafios e buscando soluções conjuntas, sempre com diálogo e articulação institucional. Além disso, queremos que essas soluções sejam mais rápidas e menos burocráticas, porque o povo tem pressa”, ressaltou o presidente Wilber Coimbra.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO inaugura ala reformada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro com atendimento humanizado às gestantes

Governo de RO inaugura ala reformada no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro com atendimento humanizado às gestantes

O governo de Rondônia entregou a reforma da nova ala da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no dia 16 de abril. A inauguração marca um

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre processo referente ao Aviso de Contratação

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) esclarece que o processo referente ao Aviso de Contratação nº 90127/2025 segue em andamento, pas

Gente de Opinião Sexta-feira, 25 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)