Quinta-feira, 13 de março de 2025 - 10h20
Um dos casos mais recentes do trabalho cooperativa entre TCE e gestão
pública ocorreu no Pronto-Socorro João Paulo II, o maior hospital de urgência e
emergência de Rondônia.
Depois de forte chuva, o setor do Pronto-Socorro 2, uma ala do hospital
que serve para atendimento de urgência, sofreu danos em sua estrutura,
necessitando, de reparos imediatos.
Diante da situação, equipes de fiscalização do TCE estiveram no local e
constataram a necessidade de intervenção. A Presidência do Tribunal, então,
acionou a gestão estadual e determinou a realização das reformas necessárias
para recuperar a estrutura comprometida.
Os reparos incluíram melhorias na cobertura, esquadrias, rede elétrica,
pintura e piso da unidade. Os serviços foram concluídos e a ala já está
liberada para uso, proporcionando um ambiente mais seguro e adequado para
pacientes e profissionais da saúde.
PROFISSIONAIS E PACIENTES RECONHECEM IMPACTO POSITIVO
A atuação do Tribunal de Contas foi bem recebida por quem depende
diariamente do hospital.
A auxiliar de enfermagem Maria Eliane Rodrigues relembrou as dificuldades
enfrentadas após a chuva intensa.
“O pessoal da limpeza teve muito trabalho. Molhou tudo e acabou
atrasando a obra”, relatou. Ao saber da intervenção do Tribunal, destacou: “Foi
essencial. Melhorou para nós, funcionários, e, principalmente, para a
população”.
Usuários do hospital também notaram mudanças. “O atendimento foi
rápido. O Tribunal de Contas tem que continuar fiscalizando”, afirmou a dona de
casa Andréia do Nascimento, que levou sua mãe de 76 anos para atendimento.
Ednaldo Santos, outro paciente, reforçou a importância da fiscalização
contínua: “Não demorou quase nada. Cheguei e fui atendido logo. Essas
fiscalizações precisam continuar, ainda mais quando se trata da nossa saúde”.
FISCALIZAÇÃO PERMANENTE FORTALECE SERVIÇOS PÚBLICOS
O Tribunal de Contas busca, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida
do cidadão por meio de um controle externo mais próximo e efetivo, que
realmente faça a diferença.
“Mantemos um olhar
empático para o gestor, compreendendo os desafios e buscando soluções
conjuntas, sempre com diálogo e articulação institucional. Além disso, queremos
que essas soluções sejam mais rápidas e menos burocráticas, porque o povo tem
pressa”, ressaltou o presidente Wilber Coimbra.
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