Segunda-feira, 9 de janeiro de 2012 - 11h27
Com seis anos de funcionamento, as Farmácias Populares em Porto Velho fecharam mais um ano cumprindo o papel de contribuir com a saúde pública da população. A Unidade Centro funciona na Rua Joaquim Nabuco com Dom Pedro II, n° 2301, região central. O telefone é 3901-2820. Na zona Leste, a farmácia está localizada na Avenida José Amador dos Reis, n° 3563, bairro Tancredo Neves, telefone 3901-3114. O atendimento é de segunda à sexta feira, das 8 às 18 horas (não fecha para almoço) e aos sábados das 8h às 12 horas.
De acordo com o farmacêutico Elber Jucá, diretor-geral das farmácias Populares em Porto Velho, no ano de 2011, na Unidade Centro, foram realizados cerca de 63 mil atendimentos e na zona Leste, cerca de 26 mil, totalizando 90 mil. Ele afirma que o serviço dispõe de medicamentos antiinflamatórios, antibióticos, remédios controlados, para hipertensão e diabetes, dentre outros, num total de 85 itens.
Em média, os medicamentos das Farmácias Populares são 90% mais baratos que os vendidos nas farmácias comuns. “Em cada Farmácia Popular, o usuário recebe atendimento personalizado, realizado por farmacêuticos e profissionais qualificados para orientá-los sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos”.
Filosofia
A Farmácia Popular é um estabelecimento de Saúde que tem o compromisso de garantir a qualidade dos medicamentos, atendimento e cuidados farmacêuticos em todo horário de funcionamento, dentre outros. Um dos objetivos do programa é beneficiar principalmente as pessoas que têm dificuldade de realizar e dar continuidade no tratamento farmacológico, devido principalmente, os autos custos dos medicamentos.
Para utilizar a Farmácia Popular, basta o usuário ter em mãos a receita médica ou odontológica, podendo ser pública ou particular, estar de acordo com as normativas que regulam a dispensação de medicamentos pelo Programa (validade da receita; quantidade; legibilidade das receitas; etc.) e que a medicação conste na lista da Farmácia Popular de rede própria. A prescrição (receita) é importante para impedir a automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças.
“Saúde Não Tem Preço”
Foi incluso no Programa Farmácia Popular do Brasil o Programa “Saúde Não Tem Preço”, lançado no dia três de fevereiro de 2011, pela Presidência da República, que disponibiliza gratuitamente, medicamentos indicados para o tratamento de hipertensão e diabetes nas farmácias de rede própria (pública) e drogarias (rede privada) credenciadas no Programa “Aqui Tem Farmácia Popular”. Após uma consulta prévia e rápida no sistema informatizado para saber se o medicamento desejado está disponível, o paciente recebe uma senha e aguarda a vez de ser chamado pelo painel eletrônico, em ambiente climatizado e com televisão.
Programa
O Governo Federal criou as Farmácias Populares com objetivo de ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O programa possui uma rede própria, além de parcerias com farmácias e drogarias da rede privada, intitulado “Aqui Tem Farmácia Popular”. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é o órgão executor do programa Farmácia Popular do Brasil. Em Porto Velho, a Farmácia Popular é firmada através de convênio entre a Fiocruz e a Prefeitura, que por sua vez inaugurou duas Farmácias Populares, a “Unidade Centro” no ano de 2005 e a “Unidade Leste” em 2006, e futuramente uma unidade na “Zona Sul” para completar a meta de implantação de “Farmácia Popular do Brasil” nesta capital.
Fonte: Augusto José
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)