Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Famílias indígenas e comunidades tradicionais de Guajará-Mirim recebem 1.400 máscaras para proteção à Covid-19


Por meio do projeto Previna-se, famílias são beneficiadas com máscaras de tecido reutilizáveis para combate à pandemia - Gente de Opinião
Por meio do projeto Previna-se, famílias são beneficiadas com máscaras de tecido reutilizáveis para combate à pandemia

Localizada no distrito de Iata, distante 30 quilômetros de Guajará-Mirim, a Aldeia Lage Velho, que atende mais de 80 etnias indígenas, foi beneficiada na última semana com a entrega de 1.400 máscaras de tecido reutilizáveis, oriundas do Projeto Previna-se, criado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), responsável pelas distribuições no Estado de Rondônia.

A iniciativa, segundo a primeira-dama e secretária da Seas, Luana Rocha, busca reforçar as ações de proteção à Covid-19, que tem assolado o mundo, além de dar cumprimento ao papel da Secretaria, quanto política de assistência que busca alcançar toda a população vulnerável de Rondônia.

“Frente à pandemia, nós desenvolvemos várias ações que buscam sanar essas dificuldades além de ofertar assistência às famílias”, ressaltou.

Nessa primeira remessa, foram entregues 344 máscaras às famílias indígenas. Segundo o cacique, Valdito Oro, a atenção à comunidade é redobrada, devido à dificuldade de acesso e à atuação do poder público, que é fundamental nesse momento. “Nós somos gratos ao Governo por essa ação. Os povos indígenas necessitam demais desse olhar e atendimento”, ressaltou.

Além das famílias indígenas, foram beneficiadas também as famílias ribeirinhas, agroextrativistas, produtores rurais e moradores da zona urbana. Nem mesmo a dificuldade de acesso às regiões impediu que as entregas continuassem.

Na reserva extrativista do rio Ouro Preto, por exemplo, distante 50 quilômetros de Porto Velho, as equipes tiveram que fazer o trajeto no Barco Hospital, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). As famílias ribeirinhas e extrativistas que vivem na região foram beneficiadas com a entrega das máscaras de tecido, que foi possível através da parceria com a Associação de Seringueiros e Agroextrativistas de Ouro Preto (Asaex) e Associação de Seringueiros do Rio Preto (ASROP) para auxiliar na distribuição.

Os moradores da Comunidade Nova Esperança, localizada na estrada do Palheta, também foram beneficiados com a entrega das máscaras., bem como os produtores da Associação dos Criadores do Vale do Mamoré (Acrivale), Ramal Cachoeirinha (Asprorc) e regiões.

A presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Nova Esperança (Amacne), Nívea Nascimento, agradeceu a ação. “Essas máscaras vão nos ajudar muito. As famílias produtoras enfrentam hoje dificuldades para ir até a cidade, sem contar o risco de contaminação. Ver as entregas chegando até as famílias é gratificante”, concluiu a presidente.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Quarta-feira, 5 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)