Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Esforços dos países das Américas lideram o caminho para a eliminação da malária


Washington, D.C., 6 de novembro de 2015 – Os países das Américas alcançaram grande progresso na redução de mortes e doenças por malária. Ao todo, 14 dos 21 países da região onde a malária é endêmica expressaram o compromisso oficial de eliminar a enfermidade. No Dia da Malária nas Américas (6 de novembro), a Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e seus sócios honraram programas de três países como Campeões contra a Malária nas Américas 2015, em reconhecimento a seus esforços para detectar, tratar e reduzir a propagação da enfermidade.

Gente de Opinião

Os esforços desses e de outros países contribuíram para uma diminuição regional de 67% nos casos (de quase 1,2 milhão em 2000 para 375 mil em 2014) e de 77% nas mortes (de 390 em 2000 para 89 em 2014). “A região das Américas demonstrou sua capacidade de reduzir significativamente a malária”, destacou Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da OPAS/OMS. Espinal afirmou que “a OPAS/OMS e seus países membros estão comprometidos a acelerar os esforços para eliminar a enfermidade” na região.

Os Campeões contra a Malária nas Américas 2015 são:

•    Brasil. Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária do Brasil, vencedor do prêmio de primeiro lugar. Desde a sua criação em 2003, esse programa tem ajudado a diminuir drasticamente o número de mortes por malária (redução de 61%), os casos (queda de 69%) e as internações (diminuição de 84%) a nível nacional, alcançando decréscimos ainda mais significativos nos municípios de renda mais baixa. O programa conta com cerca de 14 mil trabalhadores de saúde, que colaboram com as comunidades urbanas e rurais para realizar a vigilância, detecção, controle de vetores, tratamento, educação sanitária e instalação de mosquiteiros. O programa é parte do Departamento de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e colabora com programas de Extensão Comunitária de Saúde e a Estratégia de Saúde da Família do Ministério.
Assista ao vídeo da experiência: www.youtube.com/watch?v=s6BFXlxSrqo

•    Honduras: Os esforços para controle da malária da Unidad de Vigilancia de la Salud de Honduras reduziram os casos em média 56% nos últimos três anos, em seis departamentos que acumulam mais de 90% dos casos no país. O programa trabalha em estreita colaboração com as comunidades para instalar mosquiteiros, realizar a vigilância, ampliar a cobertura do diagnóstico e garantir o tratamento. Em 2014, Honduras registrou 3.380 casos de malária em todo o país, o que representa uma diminuição de 90% dos 35.125 casos registrados no ano 2000.
Assista ao vídeo da experiência: www.youtube.com/watch?v=RgBu2L42WE0

•    Paraguai: O Programa Nacional para el Control del Paludismo (PNCP) ajudou o Paraguai a manter-se livre da transmissão autóctone da malária desde 2012. O programa utiliza a estratégia “T3” de “Diagnóstico, Tratamento e Acompanhamento” para a malária, que incluiu a vigilância ampliada dos mosquitos vetores e dos casos importados da enfermidade. O PNCP é parte do Servicio Nacional de Erradicación del Paludismo (SENEPA) e está trabalhando para alcançar a certificação do Paraguai como país livre da malária por parte da OPAS/OMS.
Assista ao vídeo da experiência: www.youtube.com/watch?v=CEvpyZpZxtM

O concurso Campeões contra a Malária nas Américas 2015 foi estabelecido em 2009 para reconhecer os esforços inovadores que contribuíram significativamente para a superação dos desafios da malária nas comunidades, nos países e no hemisfério, e que serviram de inspiração na batalha mundial contra a doença. A competência e observância deste dia é copatrocinada pela OPAS/OMS, a Escola Bloomberg de Saúde Pública e o Centro para Programas de Comunicação da Universidade Johns Hopkins e o Instituto Milken da Escola de Saúde Pública da Universidade George Washington. Este ano, a Fundação das Nações Unidas também apoia a iniciativa.

Fórum para o Dia da Malária nas Américas
Além da celebração dos Campeões contra a Malária nas Américas 2015, o evento pelo Dia da Malária nas Américas também conta com um fórum especial sobre a malária. A atividade se concentra em novas iniciativas para o controle e eliminação da doença, inclusive a “Ação e Investimento para Vencer a Malária”, da Associação Roll Back Malária, a Estratégia para a Malária nas Américas da Fundação Bill e Melinda Gates e a iniciativa “Zero Malária” do Consórcio para a Eliminação da Malária no Haiti e na República Dominicana.


Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das

GL Club Ensino agora faz parte da renomada Mentoring League Society

GL Club Ensino agora faz parte da renomada Mentoring League Society

Ao lado de sua esposa e sócia Dra. Zhara Longuini o Dr. Gabriel Longuini, reconhecido médico em Porto Velho, acaba de anunciar que o GL Club Ensino,

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)