Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Em tempo de seca, desidratação e mal-estar são comuns, mas é possível evitá-los



Renata Giraldi
Agência Brasil


Brasília – O período de seca obriga que todos redobrem as atenções para evitar a desidratação e o mal-estar. Os sintomas da desidratação variam de leve e moderada a grave. Dores de cabeça, náuseas, vômitos, diarreia, boca e língua ressecadas, fraqueza e febre são os sinais mais frequentes.

O clínico-geral Ernesto Gil Buchillón disse à Agência Brasil que os casos de desidratação se tornam mais graves quando há desmaios, tonturas, câimbras e mal-estar. Segundo o médico, em situações assim a pessoa deve ter as têmporas, a face e as narinas umidecidas e ser levada para um médico ou agente de saúde.

“Em geral, bebês, crianças e idosos são mais suscetíveis aos problemas causados pelas temperaturas elevadas e a baixa umidade relativa do ar”, disse o médico. “Para evitar quaisquer dificuldades, o ideal é tentar manter-se hidratado e umidecer os ambientes".

Apesar da baixa umidade e das elevadas temperaturas, é possível evitar esses sintomas. O ideal é ingerir bastante líquido, fazer refeições leves, como frutas e verduras, escapar do ar condicionado e dos banhos longos com água quente.

Atletas e pessoas que trabalham nas ruas devem tentar fugir das atividades ao ar livre ou exposição ao sol, de 10h às 17h. O recomendado é manter os ambientes úmidos com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.

Nas escolas, os professores são orientados a perguntar com frequência se o aluno está com vontade de tomar água, assim como devem estar atentos aos estudantes com ânimo abatido ou queda rápida de rendimento. As salas de aula devem ser mantidas com a máxima ventilação.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Governo de RO reestrutura Hospital de Base e garante mais qualidade, segurança e cuidado ao paciente

Em 2025, o governo de Rondônia consolidou a maior reestruturação física e assistencial do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho, co

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)