Sexta-feira, 18 de janeiro de 2019 - 09h42

A ONG Doutores Sem Fronteiras (DSF) já está finalizando o planejamento de ações para o ano. O anúncio foi feito pelos irmãos e sócios-fundadores da ONG, Caio Eduardo Machado e Felipe Machado, tudo indica que em 2019 serão realizadas três ações – Rondônia: terras indígenas Sete de Setembro e Igarapé de Lourdes; Mato Grosso: aldeia Curva; e uma terceira etapa no Amazonas ainda a ser confirmada. Durante as ações, a DSF realiza procedimentos na área odontológica e médica. “Meta é sempre levar esperança às comunidades ribeirinhas e povos indígenas da Amazônia”, afirmam os irmãos.
“Todas as etapas estão praticamente fechadas. Aguardamos apenas uma posição do novo governo de Rondônia sobre a questão do apoio com o Barco Hospital Walter Bartolo para realizarmos os atendimentos nas comunidades indígenas do Rio Mamoré e Guaporé”, comenta Caio Machado, ativista fundador do DSF.
O grupo para as atuações já está sendo formado com profissionais especializados desde o término da última ação do DSF no Amazonas, em novembro de 2018. A iniciativa deve envolver mais de 200 pessoas entre odontólogos, médicos e equipes de apoio.
“Esperamos chegar aonde ninguém jamais chegou, atender quem nunca foi atendido, dar a oportunidade para esses povos de atendimento especializado, esperança e amor”, ressalta Felipe Machado, que é especialista endodontia e será o coordenador da ação esse ano.
A Doutores Sem Fronteiras é financiada pelos próprios participantes e empresas privadas, também contam com parcerias de ONGs da região, governo Federal e Estadual, no apoio em logística e alimentação. Para 2019, a ONG conta também com a parceria do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Porto Velho, DSEI Vilhena, Fundação Nacional do Índio (Funai), Associação Kanindé e Associação Metareila.
A primeira etapa deve ser realizada em entre abril e maio na aldeia Curva, localizada em Juína, no Mato Grosso. Já segunda etapa no mês de julho, em Rondônia: terras indígenas Sete de Setembro e Igarapé de Lourdes. A previsão para a terceira etapa é para outubro, com local ainda a ser definido junto à Sesai.
No ano passado, a ONG realizou milhares de procedimentos na área odontológica e
médica em todo estado de Rondônia e no Sul do Amazonas.
Mais informações sobre a ONG no site
www.dsf.org.br ou redes sociais: Facebook -
www.facebook.com/
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele
O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas
Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)