Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Distonia afeta cerca de 65 mil brasileiros


Com o objetivo de gerar conhecimento e alertar a população para o diagnóstico precoce, no dia 6 de maio foi celebrado o Dia Nacional de Conscientização sobre a Distonia, distúrbio neurológico caracterizado por movimentos involuntários decorrentes de contração muscular.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 65 mil brasileiros são afetados pela condição. A distonia pode se manifestar em diferentes idades, mas é mais comum entre 40 e 60 anos. Tem maior incidência em mulheres, cerca de três casos para cada homem e o diagnóstico é difícil. “Muitas vezes a distonia é confundida com outras doenças de ordem neurológica, e até mesmo com tiques nervosos, o que retarda o diagnóstico e prejudica o tratamento”, afirma o Dr. Nasser Allan, Neurologista e PHD em Neurociências.

As causas são indefinidas em 2/3 dos casos. Nas demais ocorrências, a doença pode ser ocasionada por exposição a drogas, lesões cerebrais, transtornos metabólicos, entre outros.

“Em casos moderados ou graves a distonia pode limitar a vida do paciente, dificultando fala, andar, escrever, comer sozinho, tomar banho, entre outras ações cotidianas”, explica o especialista.  

Um outro ponto sensível na rotina de quem sofre com a distonia é o preconceito em função dos movimentos involuntários, frequentemente confundidos com doenças que afetam a capacidade intelectual e o comportamento.

O tratamento é medicamentoso nas formas generalizadas. Para as manifestações focais aplica-se Toxina Botulínica A, feita diretamente nos músculos acometidos, como forma de inibir a contração involuntária, além de diminuir a dor e possibilitar a retomada mais harmônica dos movimentos.

Sobre a Ipsen

IPSEN é um grupo farmacêutico global com sede na França, que há 85 anos desenvolve soluções terapêuticas inovadoras nas áreas de neurologia, endocrinologia e oncologia, com o objetivo de melhorar as condições gerais dos pacientes e garantir que tenham qualidade de vida ao longo do tratamento.

Os medicamentos desenvolvidos pela IPSEN, comercializados em 115 países, contam com um forte investimento em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), que garantem segurança, qualidade e inovação constantes. Com centros de P&D na França, Reino Unido e Estados Unidos e uma política ativa de parcerias com centros de excelência em todo o mundo, a empresa tem 11 estudos clínicos de Fase III em andamento.

Alessandra Muro

Healthcare

Rua Fidêncio Ramos, 308, Torre A – 11º andar – Cj. 113 - Vila Olímpia, São Paulo, Brasil - 04551-010

+55 11 3094-2274 | alessandra.muro@bm.com

http://brasil.bm.com| @bm_brasil|Facebook/B-M

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)