Segunda-feira, 21 de outubro de 2019 - 11h49

Em Castanheiras (RO), foi realizado no sábado, dia 19, o "Dia D" de Vacinação Contra o Sarampo. Com o objetivo de imunizar o maior número possível de crianças com idades entre 6 meses e 5 anos. Os atendimentos foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e no Distrito de Jardinópolis.
Uma campanha realizada através de Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria de Saúde e de acordo com a Secretaria de Saúde, Quezia da Silva dos Anjos, crianças de seis a 11 meses de idade receberão a dose zero da vacina, chamada de dose de proteção. As crianças com idade entre 12 meses e cinco anos deverão passarão por uma análise feita pelos agentes de saúde, que verificarão o cartão de vacina, explica Quezia.
Segundo Quezia, participarão da mobilização uma equipe composta pela; ACS (Agente Comunitário de Saúde), Sandra e os Técnicos de Enfermagem; Adão, Marilza e a Enfermeira, Rosilei.
A mobilização é uma parceria do Ministério da Saúde com as secretarias estaduais e municipais de saúde e tem como objetivo reforçar a importância da vacinação desse grupo prioritário, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo acontece até o dia 25 de outubro e o foco são as crianças. As crianças são o grupo mais suscetível às complicações do sarampo, que podem evoluir para óbito. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos três meses foram confirmadas 13 mortes por sarampo no Brasil, sendo sete delas em menores de cinco anos de idade, dois na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro em adultos maiores de 40 anos.
“A tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Mantê-la em dia é a melhor forma de prevenção, a participação dos pais nessa campanha é muito importante, pois com a contribuição deles temos a chance de imunizar todas as crianças e manter nosso município livre de qualquer doença”, afirma Prefeito, Alcides Zacarias.
Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), entregou duas salas de procedimentos no Centro de Especialidades Médi

Rondônia avança no enfrentamento à malária ao implementar, entre 2024 e 2025, o uso da tafenoquina (medicamento inovador em dose única para tratar a

Com a estratégia de fortalecer o monitoramento das síndromes respiratórias, garantir detecção precoce e manter a capacidade de resposta do Sistema Ú

Diretoria do Ipam tranquiliza prestadores de serviços médico-hospitalares
A diretoria do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam), reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Es
Segunda-feira, 19 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)