Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

DENGUE - Boa vontade da população será fundamental no combate ao aedes


 Os secretários de Saúde Alexandre Porto [Porto Velho] e Williames Pimentel [Estado] defenderam na manhã de quinta-feira [9] a necessidade do apoio da população porto-velhense em abrir as portas de suas residências e terrenos para facilitar a atuação das equipes da força tarefa de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, com o apoio de grupos das Forças Armadas.

Gente de Opinião

O apelo foi reforçado durante reunião com jornalistas na sede da Semusa, quando foram apresentadas as estratégias de combate ao mosquito a partir de segunda-feira (13). Os grupos de agentes da saúde começarão o trabalho no bairro Socialista, devendo cobrir toda a cidade, priorizando as regiões mais críticas.

Gente de Opinião

Para desenvolver a operação, as secretarias contarão com o apoio de 100 militares do Exército e da Marinha, agentes comunitários de endemias da Semusa, com apoio logístico da Sesau, Defesa Civil estadual e outros parceiros. “O sucesso da mobilização, para ser eficaz, depende também do apoio da população, que deve facilitar a entrada e a atuação dos agentes”, disse Porto.

Gente de Opinião

A operação terá início com a saída dos agentes da sede da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e a atuação dos agentes será em função do Lira – Levantamento de Índice Rápido para o Aedes Aegypti feito ano passado. Por ele, cada militar participante, por exemplo, deve inspecionar 25 imóveis ao dia, 125 na semana, cobrindo 500 no total.

O secretário Pimental disse que a estratégia unindo forças de estado e município é fundamental para combater o mosquito da dengue, mas que a participação do cidadão é igualmente importante. “De nada adianta de montar uma operação desse porte se não houver a colaboração cidadã. Além de facilitar o acesso dos agentes, todos tem também que fazer sua parte evitando recipientes que acumulam água. Os resultados propostos só serão alcançados com esse apoio”.

Gente de Opinião

De acordo com o secretário Porto, a operação de combate ao mosquito da dengue deve contar também, de acordo com a necessidade, com o uso do fumacê. Só no bairro Socialista, por exemplo, segundo o calendário da Saúde prevê agora, serão visitados 4.630 imóveis entre 13 e 16 de fevereiro.

Depois, será a vez do bairro Areal, onde, de 17 a 20 de fevereiro, serão vistoriados 2.837 imóveis. Também são considerados críticos de incidência do mosquito da dengue, os bairros Teixeirão, Conceição, Agenor de Carvalho, São Francisco e Mariana.

Texto e fotos Comdecom

Gente de OpiniãoSábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)