Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de setembro de 2020
×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero inspeciona hospitais de Guajará e N.Mamoré


Os conselheiros do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) fiscalizaram, no último fim de semana, o funcionamento dos hospitais públicos de duas cidades da região de fronteira com a Bolívia. Foram inspecionados a unidade mista de saúde de Nova Mamoré, o hospital regional de Guajará-Mirim e o hospital Bom Pastor, da Arquidiocese de Guajará-Mirim, mas que recebe recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a inspeção, os representantes do Cremero verificam desde as condições de trabalho, o funcionamento de equipamentos, centro cirúrgico, até a data de vencimento dos medicamentos disponíveis nas farmácias e a quantidade de servidores que cada unidade dispõe para atendimento ao público. De imediato, nenhum conselheiro emitiu opinião a respeito do que foi visto. “Nos próximos dias serão elaborados relatórios com as anotações do Cremero sobre o funcionamento de cada unidade. Com este relatório, vamos encaminhar uma cópia ao Ministério Público, à Câmara de Vereadores e ao Município, para conhecimento do prefeito e do secretário de Saúde”, explica a vice-presidente do Cremero, médico Inês Motta.

Mesmo sem antecipar qualquer opinião sobre as condições de funcionamento dos hospitais, o que os conselheiros do Cremero presenciaram foram estruturas carcomidas pelo tempo, poucas condições de trabalho e falta de compromisso dos administradores públicos com o setor de saúde voltado a atender as necessidades da população. A exceção a esse quadro é o hospital Bom Pastor, que apesar de também enfrentar dificuldades financeiras tem melhor organização e boa aparência.

Com a equipe composta pelas conselheiras Inês Motta, Simi Bennesby Marques e Maria do Carmo Wanssa, a fiscalização do Cremero é uma prestação de serviço à sociedade. “Cobrar das autoridades o cumprimento de suas obrigações no que concerne ao dever constitucional de promover a saúde da população é o papel do Conselho”, destaca o presidente do Cremero, médico Aníbal Cavalcante.

Fonte: Cremero

Mais Sobre Saúde

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

SENAI garante manutenção de respiradores da rede pública do Estado

A rede pública de Rondônia recebeu essa semana, seis respiradores pulmonares que passaram por manutenção do Serviço Nacional de Aprendizagem Industr