Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cremero cria comissão para apresentar contraproposta com as adequações ao PCCR elaborado pelo Governo


Cremero cria comissão para apresentar contraproposta com as adequações ao PCCR elaborado pelo Governo - Gente de Opinião

O Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), em parceria com Associação Médica Brasileira de Rondônia (AMB-RO), realizou na última sexta-feira uma Assembleia Geral para discutir o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) proposto pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

O PCCR é um anseio da classe médica que já perdura por mais de 10 anos. Durante o encontro, foi definido a criação de uma comissão, que apresentará uma contraproposta, com as devidas adequações feitas pelo Cremero ao PCCR. A primeira reunião da comissão acontece nesta quarta-feira, 18, às 18h30, na sede do Cremero

A comissão foi formada durante Assembleia Geral na última sexta-feira (13), conta com as presenças de membros do Cremero, AMB-RO e Simero e ficou assim definida:

Cremero – Dr. Robinson Machado, Dra. Ellen Santiago, Dr. Lucas Levi

AMB-RO – Dr. Aparício Carvalho, Dr. Raitany e Dr. Rodrigo Pascoal

Simero – Dr. Flávia Lenzi, Dr. Novaes e Dr. Carlos Maiorquim

O médico servidor público, Dr. Luiz Maiorquim, aceitou o convite do presidente do Cremero e também fará parte da comissão.

Durante o encontro, o presidente do Cremero, Dr. Robinson Machado, fez questão de destacar a união da classe médica e a importância da presença dos representantes das três instituições médicas na Assembleia Geral.

“É uma honra contar com a presença de todos. Entendo que neste momento não devemos ter separações entre a classe médica, porque o que está em jogo é o nosso trabalho, nossa carreira, um momento em que as instituições médicas devem se unir”.

A vice-presidente do Cremero, Dra. Ellen Santiago, fez uma explanação das alterações feitas na proposta apresentada pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). De acordo com ela, a função do Conselho foi de avaliar a parte ética do plano, item por item.

“Todas as alterações foram aprovadas em plenária pelos conselheiros do Cremero e pela Associação Médica Brasileira de Rondônia (AMB-RO). Nossa maior preocupação é de repente haver uma revogação de alguns itens importantes. A jornada de trabalho, por exemplo, não deve ser incluída na proposta, nem a movimentação do médico, que já se encontra descrito em lei, assim como critérios de cedências, licenças e outros”, esclareceu Ellen Santiago.

Dr. Aparício Carvalho, presidente da AMB-RO, destacou a importância da realização da Assembleia Geral e a somatória de esforços para conseguir o melhor para o profissional médico.

 “Temos que tomar muito cuidado. Nesse momento, acho importante a opinião de todos para não cairmos em armadilhas”.

Presente à reunião, o conselheiro federal Dr. Hiran Gallo destacou a postura do Cremero e parabenizou todos os participantes pela criação da comissão, com representantes das três entidades, Cremero, AMB-RO e Simero.

“Essas colocações que foram apresentadas, cirurgicamente, pela conselheira Ellen Santiago, são preocupantes. Esse plano que está aí é perigoso. Nós não podemos deixar que gestores venham usar um plano desse para prejudicar os médicos rondonienses”, completou o conselheiro federal

Representando o Sindicato dos Médicos (Simero), Dr. Novaes parabenizou o Cremero pela iniciativa e também destacou a importância da união de toda classe médica.

“Nosso objetivo aqui é pela valorização dos médicos. Esse PCCR apresentado pelo Governo, nada mais é do que uma verdadeira “colcha de retalhos” abusiva, que retira várias vantagens e direitos dos colegas médicos. Parabéns Dra. Ellen pelos esclarecimentos”, disse 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer

Prevenção: fatores de risco modificáveis para câncer

Veja a entrevsita com a Dra. Gisele Almeida, oncologista:

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

Primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia lota anfiteatro e celebra o retorno do Dr. Itiro Shirakawa à Rondônia

O primeiro dia da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia começou com grande adesão do público e clima de entusiasmo no Anfiteatro Dra. Maria Silvia

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Gente de Opinião Quinta-feira, 20 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)