Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Comissão de Saúde ouve Fhemeron quanto à cobrança de insumos



A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social, durante reunião na quarta-feira (9), no Plenarinho da Assembleia Legislativa, recebeu dirigentes da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron), que atenderam convocação para prestação de esclarecimentos quanto à cobrança de insumos na preparação de sangue para doação.

O presidente da comissão, Dr. Neidson (PTdoB) leu carta enviada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Rondônia (Sindessero). No documento, o sindicato informa desobediência do acordo firmado durante audiência pública, que teria sido cometida por parte do presidente da Fhemeron, Orlando Ramirez.

De acordo com o Sindessero, o sindicato teria, após a audiência pública, demonstrado interesse em pagar pelos insumos, cobrança prevista em lei, porém a partir de preços considerados justos pelos estabelecimentos de saúde e não com base na tabela Cbhpm, como cobra a fundação.

No entanto, segundo a carta enviada pelo sindicato, Orlando Ramirez não teria feito referência à proposta e não promoveu encontro entre sindicato e Fhemeron, conforme acordado na audiência, para a solução definitiva do impasse.

Para o presidente da comissão e aos deputados Alex Redano (SD) e Rosângela Donadon (PMDB), o presidente da Fhemeron informou que em nenhum momento o órgão se comprometeu a não cobrar insumos durante a referida audiência pública. Segundo Ramirez, a cobrança é lei e Rondônia era, até então, o único Estado no país que não fazia pedido de ressarcimento.

Quanto à falta de diálogo com o Sindessero, Orlando Ramirez foi enfático ao afirmar que não houve interesse, por parte do sindicato, em resolver o impasse através de diálogo, a partir do momento em que a entidade entrou na Justiça contra a fundação.

Segundo o presidente, antes de entrarem com ação contra a Fhemeron, a fundação pediu que o sindicato então elaborasse uma tabela com valores considerados justos pela classe.

“Foi-nos apresentada uma tabela descabida, que parecia brincadeira”, declarou Orlando Ramirez que apresentou à comissão cópia da tabela de ressarcimento atualizada pelo órgão.

Em resposta, a Fhemeron teria proposto valores 25% menores em relação à tabela Cbhpm. Orlando Ramirez frisou que durante toda a tentativa de acordo, em nenhum momento a fundação deixou de fornecer sangue, mesmo diante da inadimplência das entidades de saúde que não pagaram mais os boletos de cobranças dos insumos.

“Todos os boletos foram cancelados. E os valores atualizados serão cobrados em boletos emitidos ainda nesse mês de dezembro com data de vencimento para 45 dias”, salientou Ramirez.

Dr. Neidson questionou quanto o fechamento da Agência Transfusional do município de Nova Mamoré. Segundo o deputado, a Fhemeron teria fechado o banco de sangue do município, deixando a cidade obrigada a procurar o serviço em Guajará-Mirim.

De acordo com o técnico da Fhemeron, George Skrobot, as agências são de responsabilidade dos municípios e das secretarias de Saúde. Cabe a fundação, disse, o envio de sangue, de equipamentos, proporcionar treinamento, manter o estoque de hemocomponentes e supervisionar o funcionamento.

“E isso é feito, porém, a agência é do município”, afirmou.

Os deputados agradeceram os esclarecimentos e a presença dos dirigentes da Fhemeron. O deputado Alex Redano disse considerar o diálogo o melhor caminho para esclarecer colocações, “muitas vezes inverídicas e que acabam gerando muita polêmica negativa”, citou.

Fonte:  Juliana Martins

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Governador Marcos Rocha avança com recursos aplicados diretamente nas ações de saúde dos municípios

Os 52 municípios de Rondônia receberam em 2024 mais de R$ 142.7 milhões do governo de Rondônia para aplicar na saúde. Um aumento de 1.837,34%, em co

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Prefeitura entrega 349 tablets para modernizar o trabalho dos agentes comunitários de saúde de Porto Velho

Com objetivo de melhorar a qualidade, agilidade e eficiência do trabalho nos atendimentos dos serviços de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, por meio

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

Nota de Esclarecimento da Sesau sobre um sinistro ocorrido no HB

A Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (Sesau) informa que, na noite desta quarta-feira (14/05), foi registrado um sinistro envolvendo uma das

GL Club Ensino agora faz parte da renomada Mentoring League Society

GL Club Ensino agora faz parte da renomada Mentoring League Society

Ao lado de sua esposa e sócia Dra. Zhara Longuini o Dr. Gabriel Longuini, reconhecido médico em Porto Velho, acaba de anunciar que o GL Club Ensino,

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)