Segunda-feira, 23 de abril de 2012 - 15h46
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) vota na quarta-feira (25) o Requerimento 83/2012, de autoria do deputado federal Padre Ton (PT-RO) solicitando a realização de diligência nos hospitais regionais de São Francisco e Cacoal, coma finalidade de levantar a situação de cada unidade e o atendimento à população.
Segundo o deputado Padre Ton, apesar dos vultosos investimentos realizados no Hospital Regional de Cacoal – obra que ficou paralisada devido a irregularidades constatadas – ao longo de mais de uma década, com recursos do Ministério da Saúde, o hospital teria entrado em funcionamento apenas parcialmente devido à falta de recursos humanos.
Em São Francisco, a situação do hospital regional seria ainda mais grave. Consta que diversos aditivos multiplicaram a previsão de gasto inicial, a unidade levou anos para ser construída e equipada e o hospital ainda não foi colocado à disposição da população devido a desentendimentos sobre a gestão da unidade e falta de força de trabalho.
“Enquanto isso”, diz o deputado, “o sistema de saúde pública existente na região segue baseado no transporte de pacientes, de praticamente todos os níveis de complexidade, para atendimento na capital, onde os hospitais estão superlotados”.
Para o deputado, a saúde deve ser encarada como prioridade número um em Rondônia. “A situação, não apenas na capital, é gravíssima. Precisamos reverter o quadro de descaso e abandono que verificamos em muitas regiões. Meu mandato está à disposição para ajudar nesta questão”, diz Padre Ton.
Segundo vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, o deputado Padre Ton disse que a comissão está priorizando diligências sobre saúde em várias regiões do país, especialmente onde existe a suspeita de má aplicação e gestão dos recursos federais nas unidades de saúde.
Fonte: Mara Paraguassu
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ação integrada entre as três esferas de governo intensifica vigilância de vírus respiratórios em RO
Rondônia recebe, de 16 a 20 de março, em Porto Velho, uma visita técnica voltada ao aprimoramento da vigilância dos vírus respiratórios, com a parti

Porto Velho inova na prevenção do câncer do colo do útero
A Prefeitura de Porto Velho, por meio do prefeito Léo Moraes, anunciou a oferta gratuita do teste de DNA do HPV em toda a rede municipal de saúde a

Diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas das doenças silenciosas que podem ser evitadas a partir de um diagnóstico precoce. A atenção ao

O Centro Universitário Aparício Carvalho – FIMCA realizou, no dia 14 de março, uma importante ação de responsabilidade social com a realização do Pr
Segunda-feira, 23 de março de 2026 | Porto Velho (RO)