Segunda-feira, 14 de novembro de 2016 - 13h07
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) faz hoje (14) testes de glicemia (nível de açúcar no sangue) no Terminal Jabaquaral, ponto de ônibus intermunicipais na zona sul paulistana. A ação faz parte da mobilização em torno do Dia Mundial de Diabetes. Além dos exames rápidos e gratuitos, são distribuídos panfletos e é feita a medição de pressão dos passageiros.
O diabetes é uma doença crônica ocasionada pela falta de produção de insulina ou dificuldade para o corpo empregar o hormônio. A insulina é responsável por regular a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. O diabetes é também um dos maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares, como explica o diretor da SBC, Celso Amodeo.
Segundo o médico, a doença crônica “faz os nossos vasos cardiovasculares envelhecerem mais rapidamente”. Antes dos estágios mais avançados é difícil, de acordo com Amadeo, diagnosticar o problema.
O teste oferecido na ação de hoje faz um “rastreamento”, indicando pessoas que possam ter ou tenham chances de desenvolver a doença. “Existe uma situação que a gente chama de pré-diabetes: são pessoas que mantêm um risco cardiovascular elevado, mas ainda não desenvolveram a doença. Com determinados exames médicos, a gente consegue identificar quem são esses pacientes”, ressalta Amadeo.
De acordo com o médico, com acompanhamento adequado, essas pessoas podem manter a saúde. “O tratamento dessa doença é baseado em mudança de estilo de vida, de sair do sedentarismo, fazer atividade física regularmente e alimentação é tudo. Nós comemos muito errado. Comemos muito carboidrato, muita massa, muito açúcar, muito sal. Tudo isso facilita o aparecimento do diabetes”, diz Celso Amodeo sobre as ações que fazem parte tanto do tratamento como da prevenção da doença.
O problema está ligado ainda, segundo Amadeo, à predisposição genética: pessoas com pais ou irmãos doentes têm mais chances de desenvolver o diabetes. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, no Brasil, existem mais de 14,3 milhões de pessoas com diabetes.
Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança
O primeiro choro de um bebê, o sorriso emocionado de uma mãe e o olhar atento de profissionais que dedicam a vida a cuidar de novos começos. É assim q

Nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva é inaugurada na zona Leste de Porto Velho
Morador do bairro Marcos Freire em Porto Velho, o aposentado Raimundo Edson, 71, pela primeira vez terá atendimentos de saúde com qualidade perto de s

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h
O prefeito Léo Moraes inaugurou neste sábado (14) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Dr. José Adelino da Silva, no bairro Marcos Freire, na z

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde
O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p
Terça-feira, 17 de março de 2026 | Porto Velho (RO)