Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cofen inicia pesquisa e debate caos na Saúde rondoniense


Nesta sexta-feira (20), o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançam oficialmente os trabalhos da pesquisa 'Perfil da Enfermagem Brasileira', às 14hs, no Teatro Banzeiros, em Porto Velho, com a presença de todos os Conselheiros Federais da autarquia, autoridades municipais e estaduais.

A pesquisa 'Perfil da Enfermagem no Brasil' tem como finalidade caracterizar, através de um levantamento amostral, o contingente de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem em atividade no país, enfocando aspectos sociodemográficos, formação profissional e acesso à informação técnico-científico, o mundo do trabalho e aspectos político-ideológico.

Os resultados da pesquisa serão divulgados por meio de relatórios, e posteriormente serão encaminhados para as instituições parceiras. Servirão para que o Ministério da Saúde possa traçar suas políticas de Saúde Pública, visto que a enfermagem é o maior contigente de profissionais que atua no SUS.

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e a Federação Nacional de Enfermagem (FNE) também participam da pesquisa numa união inédita entre as principais organizações representativas da enfermagem brasileira.

Audiência pública

O Conselho Federal de Enfermagem, preocupado com a situação caótica que se encontra a saúde pública rondoniense, organizada, logo após o lançamento da pesquisa “Perfil da Enfermagem”, uma Audiência Pública para debater a proposta governamental de repassar a gestão do setor as entidades denominadas 'Organizações Socais'. O evento vai discutir seus reflexos para a profissão e suas implicações para o SUS.

Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do Cofen, destacou a importância da pesquisa para o Sistema Único de Saúde na formulação de suas estratégias para melhorar os serviços e as condições de trabalhos. Quanto a audiência pública que ocorre também em Porto Velho, após o lançamento da pesquisa, Neri disse que o Conselho Federal, a exemplo de outros, acompanha com muita preocupação o desmonte das estruturas de saúde nos Estado que, de forma equivocada, repassam para organizações sociais a gestão. "Estão privatizando a Saúde pública. Nem todas Organizações Sociais são sérias para gerir o setor de tanta complexidade. As experiências no decorrer do tempo demonstram que essas gestões são desastrosas e ineficientes. Ademais, é dever do estado promover a saúde, acolhendo a população de forma digna. O Governo de Rondônia quer seguir de forma equivocada este mesmo caminho e a audiência pública vai provar que é a pior alternativa para se resolver o caos instalado na saúde pública de Rondônia", enfatizou Manoel Carlos.

Fonte: Robson Oliveira
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

Com novos equipamentos, parte dos pacientes oncológicos não precisarão mais ficar internados para receber quimioterapia em Cacoal

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) recebeu, na última sexta-feira (24), novos equipamentos destinados à enfermaria oncol

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Secretário da Sesau visita pacientes do mutirão de cirurgia

Na manhã desta terça-feira, o secretário de Saúde (Sesau), coronel Jeferson Rocha, visitou os pacientes do mutirão de saúde que estão internados no Ho

Gente de Opinião Segunda-feira, 3 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)