Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Classificação de risco nas UPAs permite maior eficiência e agilidade nos atendimentos em Porto Velho

Unidades devem priorizar os serviços de urgência e emergência


Classificação de risco nas UPAs permite maior eficiência e agilidade nos atendimentos em Porto Velho - Gente de Opinião

Buscando dar maior agilidade aos atendimentos de urgência e emergência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a Prefeitura de Porto Velho orienta a população quanto à classificação de riscos e cores que cada paciente recebe ao dar entrada nas unidades. O método de triagem utilizado é conhecido como Protocolo de Manchester.

Essa metodologia permite maior eficiência e agilidade nos atendimentos hospitalares, se atentando à real situação do paciente, de forma justa e imparcial.

O sistema também contribui com a organização do fluxo de pacientes ao longo do dia, impedindo superlotações e garantindo eficiência no fornecimento da prestação de serviço.

ESQUEMA

As cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul correspondem a cada tipo de situação em que o paciente se encontra ao dar entrada na UPA.

Unidades devem priorizar os atendimentos de urgência e emergência Unidades devem priorizar os atendimentos de urgência e emergênciaDe acordo com o Protocolo de Manchester, a cor vermelha sinaliza emergência e o paciente deve ser atendido imediatamente. Na cor amarela, o atendimento é urgente e deve ser imediato, mas o paciente pode aguardar. A cor verde significa pouco urgente e o paciente pode aguardar o atendimento ou ser encaminhado para as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já a cor azul, o atendimento é considerado pelo protocolo como não urgente e o paciente pode aguardar o atendimento ou realizar o procedimento na UBS.

“Fazemos a estratificação do paciente. Em vez de eu atender um paciente que tem síndrome gripal e que chegou primeiro, eu preciso atender aquele que acabou de chegar com uma pressão arterial muito alta. A prioridade é o paciente que tem o maior risco de morte, é aquele que precisa de uma intervenção imediata e que não pode esperar”, destaca a enfermeira Karla de Paula Paiva, profissional responsável pela classificação de riscos da UPA Leste.

Segundo o diretor da unidade, Luciano Martins, cerca de 300 atendimentos são realizados diariamente pelas equipes médicas na unidade. Os atendimentos de emergência e urgência envolvem pacientes de acidentes graves, politraumatismo, infartos, derrames, fraturas entre outras causas que requerem interferência médica imediata.

“Nós somos uma unidade de passagem, recebemos o paciente e estabilizamos ele para depois encaminhá-los às unidades especializadas para o tipo de tratamento que ele precisa, ou seja, somos uma unidade de pronto atendimento que atende pacientes de urgência e emergência”, ressalta.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

Transporte aeromédico do governo de Rondônia ajuda a salvar vidas de pacientes graves

O governo de Rondônia intensifica frentes de trabalho para salvar vidas, através do transporte aeromédico de pacientes graves e de órgãos para trans

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Gestão Marcos Rocha realiza obra de ampliação do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé

Em São Francisco do Guaporé, a ampliação do Hospital Regional com um novo bloco para pronto-socorro e ambulatórios representa um avanço na oferta de

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Domingo de fiscalização do TCE revela falhas estruturais e operacionais graves em unidades de saúde de Porto Velho

Uma nova rodada de fiscalizações foi realizada neste domingo (7/6), pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), em unidades de saúde est

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

Avanços na Saúde: governador Marcos Rocha entrega UTI e amplia serviços no Hospital de Guajará-Mirim

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, inaugurou neste sábado (5) três novos serviços no Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Júlio Perez Antelo

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)