Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Casos de malária no Amazonas crescem 30%


Da Agência Brasil

Brasília – Os números de casos de malária aumentaram 30% nos três primeiros meses do ano no Amazonas, em decorrência das cheias nos rios do estado. A informação é da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), vinculada à Secretaria de Saúde do Amazonas, que apontou como outro motivo para a elevação do índice a dificuldade de acessar as regiões mais afastadas, como zonas rurais e aldeias indígenas.

A diretora técnica da FVS, Lubélia Sá Freire, informou que o órgão está adotando várias medidas para prevenir a doença, tais como a distribuição de mosquiteiros. “Nós estamos atuando e aumentando, principalmente, o processo de distribuição de mosquiteiros impregnados [cortinados de rede embebidos com inseticida que não faz mal à saúde], usados para ações individuais e também a pelagem de casa. O governo do estado está garantindo [a assistência] neste momento”, disse.

Segundo ela, há equipes de plantão para fazer o atendimento nos municípios amazonenses. “Nesse período, nós mobilizamos equipes de cada setor para atender os municípios mais atingidos que fazem a preparação [destas comunidades] porque ainda teremos cheias até que o fluxo das águas recue, segundo a Defesa Civil estadual. As nossas estradas são os rios, então nós temos que conviver com isso e continuar desenvolvendo estratégias para combater as cheias”, ressaltou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Amazonas é o segundo maior estado com concentração de casos de malária do país. Em 2010, foram registrados 74.136 casos e, no ano passado, 60.668 – uma redução de 18%. Ainda de acordo como o órgão, a Amazônia Legal – área compreendida pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, de Mato Grosso, do Pará, de Rondônia, Roraima, do Tocantins e parte do estado do Maranhão – concentram 99% dos casos de malária no país.

O ministério repassou R$ 15 milhões em 2011 para a instalação de mais de 1 milhão de mosquiteiros com inseticidas e enviou 194 microscópios para a rede de diagnósticos de malária, 39 caminhonetes e 250 mil testes rápidos para verificação da doença.
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

Instituto Yduqs e IDOMED disponibilizam em Rondônia curso gratuito de letramento étnico-racial

No mês da Consciência Negra, o Instituto Yduqs e o IDOMED estão disponibilizando gratuitamente o curso de letramento étnico-racial, como parte do pr

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Câncer de Próstata: o tumor mais comum entre homens com mais de 50 anos

Veja entrevista do Dr. Cid Scarpa, urologista:

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

III Jornada de Psiquiatria de Rondônia inicia hoje

O Núcleo de Psiquiatria de Rondônia (NPR) inicia hoje (17) as atividades da III Jornada de Psiquiatria de Rondônia. O evento reúne especialistas de

Ação da ASSDACO mobiliza moradores de São Miguel do Guaporé no dia 29 de novembro

Ação da ASSDACO mobiliza moradores de São Miguel do Guaporé no dia 29 de novembro

Mais uma mobilização voltada à prevenção ao câncer e ao fortalecimento dos cuidados com a saúde acontece no final deste mês, dia 29 de novembro, em

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)