Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Câncer do colo do útero incide mais que o de mama na região Norte


   

O câncer do colo do útero atinge mais mulheres que o câncer de mama na região Norte do Brasil. O motivo dessa maior incidência, segundo o médico especialista Demóstenes do Espírito do Santo - considerado pela classe médica uma das maiores autoridades em ginecologia da região amazônica, é a perda precoce da virgindade e a gravidez prematura.

O especialista diz que as meninas nortistas estão tendo relações sexuais cada vez mais cedo. Esse fator, segundo ele, atrelado à falta de cuidados, facilita a transmissão de DST's e, conseqüentemente, o desenvolvimento do câncer do colo uterino. Em contrapartida, o médico atribui a amamentação prematura o menor surgimento de câncer de mama. "Acredita-se que a amamentação protege a mama".

Apesar de o câncer de mama ter menor incidência, em comparação ao de colo do útero, na região Norte, os números não fogem da realidade das demais regiões do País. "O câncer de mama, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge mais de 50% das mulheres do planeta".

Para aprimorar o combate e debater os avanços da medicina no tratamento e detecção do câncer, o Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) realizou, no último fim de semana, em Porto Velho, o último módulo do Curso de Educação Médica Continuada, com ênfase em ginecologia e obstetrícia - genitoscopia, doença benigna e maligna da vulva, neoplasia intra-epitelial cervical, câncer do colo do útero, abordagem terapêutica e casos clínicos.

Demóstenes do Espírito do Santo, médico especialmente convidado pela presidente do Cremero, Inês Motta, com apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), palestrou para mais de 30 médicos, da Capital e do Interior.

O especialista acredita que eventos, como o que é promovido pelo Cremero, devem ser corriqueiros em todas as cidades do Estado. Para ele, é preciso reestudar as campanhas de prevenção, principalmente as voltadas para os jovens. "As campanhas são boas e abrangentes, mas o que se nota é que os jovens não levam a sério o que é dito".

O Curso
Iniciado em março, o Curso de Educação Médica Continuada de 2008 contemplou também as regiões interioranas, sendo realizado em Guajará-Mirim e Ji-Paraná. Inês Motta afirma que essa conquista só foi possível, graças à implantação do pólo de telemedicina, um dos poucos do País.

Contando sempre com a participação de mestres e especialistas, o Curso de Educação Médica Continuada é realizado mensalmente, em módulos, desde 2007.

Fonte: Ascom/Cremero

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Saúde de Porto Velho vive nova realidade após ações de Léo Moraes

Há pouco mais de um ano, a saúde pública municipal de Porto Velho foi classificada pelo Ministério da Saúde como estando em situação crítica após um

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Ação estratégica garante reposição de estoques e fortalece assistência hospitalar em Rondônia

Com o objetivo de garantir assistência adequada e fortalecer o abastecimento de medicamentos e insumos hospitalares, o governo de Rondônia realiza d

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Decisão do TCE-RO exige ação imediata para proteger pacientes diante da falta de insumos na rede estadual de saúde

Pacientes atendidos na rede estadual de saúde de Rondônia podem ter a segurança e a continuidade da assistência comprometidas em razão da insuficiên

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

Projeto Embaúba leva saúde, ciência e cidadania à comunidade em mais uma edição no Espaço Alternativo

O Projeto Embaúba realizou mais uma edição de sucesso no último sábado, reunindo acadêmicos, professores e a comunidade em uma grande ação de extens

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)