Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Campanha de Multivacinação mobilizou 40 municípios e conseguiu aplicar em um dia mais de 20 mil doses de vacinas


Dia de mobilização aconteceu no sábado (25) em 40 municípios e contabilizou mais de 20 mil doses aplicadas - Gente de Opinião
Dia de mobilização aconteceu no sábado (25) em 40 municípios e contabilizou mais de 20 mil doses aplicadas

O dia de mobilização para a Campanha Estadual de Multivacinação que aconteceu no último sábado (25) permanece com atendimento intensificado até o dia 30 de dezembro. Segundo as autoridades sanitária ainda se faz necessário a corrida para atualização das cadernetas de v acinas dos cidadãos rondonienses. No dia, cerca de 40 municípios aderiram ao movimento, e de acordo com um levantamento feito pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa mais de 20 mil doses foram aplicadas nas salas de vacinas municipais, sendo vacinas de rotina, influenza e contra a covid-19.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a visibilidade ajuda a chamar a atenção da população, mas a proposta ainda se estende até o final do ano. “Estamos empenhados em identificar estratégias para subsidiar os municípios na adoção de ações para a intensificação e melhoria das coberturas vacinais. Queremos alcançar elevados indicadores de imunidade da população e com isso reduzir, manter sob controle ou eliminar as doenças preveníveis por vacinas.”

Para a gerente técnica de vigilância epidemiológica da Agevisa, Maria Arlete da Gama Baldez, em nível estadual foi observado que a homogeneidade da cobertura vacinal “já vinha apresentando tendência de queda desde 2018, situação agravada nos anos seguintes, nitidamente em 2020 e 2021, anos pandêmicos”.

CAMPANHA

No Estado de Rondônia, no período de janeiro a dezembro de 2021, nenhuma das vacinas ofertadas às crianças menores de 1 ano, atingiu a meta de cobertura vacinal adequada. De acordo com dados parciais, das coberturas vacinais por tipo de vacinas, dos 52 municípios apenas cinco a 15 municípios conseguiram alcançar a meta de cobertura vacinal estabelecida.

Nesta campanha as autoridades sanitárias buscaram a integração de forças, Estado e municípios, para alcançar divulgação em massa para esclarecimento da população sobre os riscos da introdução de doenças já controladas, em fase de eliminação/erradicação, tendo em vista as baixíssimas coberturas vacinais.

A campanha também teve como foco a melhoria do cenário da covid-19, e permitiu o comparecimento mais seguro às salas de vacinação, ainda que seguindo as recomendações de segurança para reduzir os riscos de transmissão da doença.

Foi criado o Comitê Estadual de Imunização, para intensificação das coberturas vacinais em Rondônia, oficializado por meio de portaria. A execução da ação oportunizou atualização da caderneta de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança

Servidores lembram os 20 anos da Maternidade Mãe Esperança

O primeiro choro de um bebê, o sorriso emocionado de uma mãe e o olhar atento de profissionais que dedicam a vida a cuidar de novos começos. É assim q

Nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva é inaugurada na zona Leste de Porto Velho

Nova UPA 24h Dr. José Adelino da Silva é inaugurada na zona Leste de Porto Velho

Morador do bairro Marcos Freire em Porto Velho, o aposentado Raimundo Edson, 71, pela primeira vez terá atendimentos de saúde com qualidade perto de s

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h

Léo Moraes inaugura nova UPA e Porto Velho passa a contar com três unidades 24h

O prefeito Léo Moraes inaugurou neste sábado (14) a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h Dr. José Adelino da Silva, no bairro Marcos Freire, na z

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

Porto Velho ganha reforço de 102 novos profissionais na rede municipal de saúde

O fortalecimento da saúde de Porto Velho ganhou mais um avanço nesta quarta-feira (11), com a formalização da contratação de novos profissionais que p

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de março de 2026 | Porto Velho (RO)