Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Campanha de Multivacinação mobilizou 40 municípios e conseguiu aplicar em um dia mais de 20 mil doses de vacinas


Dia de mobilização aconteceu no sábado (25) em 40 municípios e contabilizou mais de 20 mil doses aplicadas - Gente de Opinião
Dia de mobilização aconteceu no sábado (25) em 40 municípios e contabilizou mais de 20 mil doses aplicadas

O dia de mobilização para a Campanha Estadual de Multivacinação que aconteceu no último sábado (25) permanece com atendimento intensificado até o dia 30 de dezembro. Segundo as autoridades sanitária ainda se faz necessário a corrida para atualização das cadernetas de v acinas dos cidadãos rondonienses. No dia, cerca de 40 municípios aderiram ao movimento, e de acordo com um levantamento feito pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa mais de 20 mil doses foram aplicadas nas salas de vacinas municipais, sendo vacinas de rotina, influenza e contra a covid-19.

De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a visibilidade ajuda a chamar a atenção da população, mas a proposta ainda se estende até o final do ano. “Estamos empenhados em identificar estratégias para subsidiar os municípios na adoção de ações para a intensificação e melhoria das coberturas vacinais. Queremos alcançar elevados indicadores de imunidade da população e com isso reduzir, manter sob controle ou eliminar as doenças preveníveis por vacinas.”

Para a gerente técnica de vigilância epidemiológica da Agevisa, Maria Arlete da Gama Baldez, em nível estadual foi observado que a homogeneidade da cobertura vacinal “já vinha apresentando tendência de queda desde 2018, situação agravada nos anos seguintes, nitidamente em 2020 e 2021, anos pandêmicos”.

CAMPANHA

No Estado de Rondônia, no período de janeiro a dezembro de 2021, nenhuma das vacinas ofertadas às crianças menores de 1 ano, atingiu a meta de cobertura vacinal adequada. De acordo com dados parciais, das coberturas vacinais por tipo de vacinas, dos 52 municípios apenas cinco a 15 municípios conseguiram alcançar a meta de cobertura vacinal estabelecida.

Nesta campanha as autoridades sanitárias buscaram a integração de forças, Estado e municípios, para alcançar divulgação em massa para esclarecimento da população sobre os riscos da introdução de doenças já controladas, em fase de eliminação/erradicação, tendo em vista as baixíssimas coberturas vacinais.

A campanha também teve como foco a melhoria do cenário da covid-19, e permitiu o comparecimento mais seguro às salas de vacinação, ainda que seguindo as recomendações de segurança para reduzir os riscos de transmissão da doença.

Foi criado o Comitê Estadual de Imunização, para intensificação das coberturas vacinais em Rondônia, oficializado por meio de portaria. A execução da ação oportunizou atualização da caderneta de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

Cirurgias eletivas devolvem saúde e esperança para pacientes em Porto Velho

A dor física era constante, e a espera por uma cirurgia que nunca chegava era ainda mais difícil. Para dezenas de mulheres que há anos convivem com do

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

Gestão Marcos Rocha promove reestruturação com investimentos em unidades de saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em unidades de saú

Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos

Fiscalização do TCE-RO em hospitais estaduais aponta falhas graves na estrutura, pessoal e insumos

As Fiscalizações Permanentes na Saúde realizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de Rondônia tiveram como foco, neste domingo (13/7), hospitais pú

Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia

Governador Marcos Rocha investe na infraestrutura da saúde de Rondônia

O governador Marcos Rocha vem promovendo uma reestruturação abrangente da rede hospitalar estadual, com investimentos simultâneos em diversas unidad

Gente de Opinião Terça-feira, 15 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)