Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Câmara de PVH derruba veto e vacina BCG é obrigatória


A Câmara de Vereadores de Porto Velho derrubou o Veto integral do Executivo Municipal ao projeto de Lei 2.847/2012, de autoria do ex-vereador Jaime Gazola, que dispõe sobre a obrigatoriedade da aplicação de vacina BCG-ID e contra Hepatite B em recém-nascidos, nas maternidades e Hospitais-Maternidades situadas no âmbito do Município de Porto Velho de forma gratuita.

O Parecer da Procuradoria Geral do Município vetou integralmente o projeto alegando que tal medida precisaria de um grande numero de fiscais para o cumprimento da lei e somente o executivo poderia dispor sobre o funcionamento e fiscalização da medida e que havia vicio de iniciativa por dispor sobre a organização e funcionamento da administração publica municipal e sua execução orçamentaria.

O projeto retornou a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara e obteve parecer favorável do relator vereador, Léo Moraes, que em sua analise considerou os argumentos contidos no Parecer da PGM, aterradora e de pobreza interpretativa do texto da Lei. “O projeto é de visível utilidade publica e diga-se de passagem, não cria nenhuma nova lei, pois a lei federal n. 6259/75, já impõe tal obrigação às entidades. Estamos apenas a sanar uma omissão em nossa legislação. O orçamento municipal não sofreria ônus para o cumprimento desta lei como tenta fazer crer o Parecer da Procuradoria. É o mesmo que omitir-se a cumprir o dever estatal de zelar pela saúde publica, como preconiza a nossa constituição de 88. Sem mencionarmos que é bem mais viável e menos oneroso aos cofres públicos a prevenção de qualquer epidemia do que o seu combate”, explicou Léo Moraes.

No Projeto que foi sancionado diz que a vacina BCG-ID deve ser ministrada nas primeiras 12 horas, antes da alta medica do recém-nascido e por profissional habilitado. A aplicação da vacina contra Hepatite B deve ser ministrada após o nascimento, na sala de parto.

A justificativa do ex-parlamentar na época, se deu em decorrência das mães deixarem para vacinar seus filhos principalmente as que realizaram cesariana somente alguns dias após o nascimento do bebe, deixando o recém-nascido exposto aos riscos da não imunidade.

Segundo Jaime, a imunização imediatamente após o nascimento da criança evita doenças fatais. As vacinas combinadas causam menos reações adversas e mais conforto à criança.

De acordo com presidente da Câmara Municipal, Alan Queiroz, os órgãos que descumprirem a Lei serão punidos com advertência; multa de 50 UPF’s em caso de reincidência e suspensão parcial ou total das atividades. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante politicas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos. Sancionar este projeto é imperativo, visto que a matéria tratada já é alvo de lei federal. As vacinas já erradicaram muitas das doenças graves em todo o mundo. Acredito que é obrigação do legislativo municipal zelar pela prevenção de doenças”.


Fonte: Ascom


 

Gente de OpiniãoDomingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Ministério da Saúde lança em Ariquemes e Ji-Paraná carretas do programa Agora Tem Especialistas

Na terceira rodada de deslocamento das carretas do programa Agora Tem Especialistas, outros 15 municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (12

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

Nova Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II é entregue pelo governo de RO

O governo de Rondônia entregou, na terça-feira (9), a nova etapa de modernização da Sala de Urgência e Emergência do Hospital João Paulo II, em Port

Gente de Opinião Domingo, 14 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)