Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados


Cães são heróis na luta contra a epilepsia é assunto do Biolab Conectados - Gente de Opinião

A epilepsia afeta cerca de 3 milhões de brasileiros, representando um grande desafio diário para muitos pacientes. No primeiro episódio da nova temporada do Biolab Cast Conectados, especialistas discutem o papel fundamental dos cães na vida de pessoas que convivem com a condição, oferecendo suporte emocional e prático nos momentos mais críticos. A iniciativa é promovida pela linha de Sistema Nervoso Central (SNC) da Biolab Farmacêutica, com o apoio da Avert® Biolab Saúde Animal, sua divisão de saúde animal.

Apresentada pelo médico psiquiatra Dr. Luiz Dieckmann e pela neurologista Dra. Paula Dieckmann, a websérie explora a relação entre a saúde de humanos e animais, contando com a participação de Emi Parente, especialista em intervenção educacional assistida por cães e fundadora do Programa Alice – PATAE (Programa Alice Terapia Assistida Educacional), além do neuropediatra e neurofisiologista clínico Dr. Charlington Cavalcante.

Março Roxo é o mês escolhido para a conscientização sobre a epilepsia, uma condição caracterizada por crises de perda de consciência, muitas vezes acompanhadas de convulsões, que ocorrem de forma imprevisível. “A epilepsia é uma disfunção elétrica no cérebro. Durante um episódio, o paciente pode apresentar alterações cardíacas e respiratórias. Além disso, existem diferentes tipos de crises, que podem envolver perda de consciência, manifestações motoras ou não”, explica Dr. Charlington Cavalcante.

E os pets? Eles também podem ter epilepsia? Segundo Emi Parente, os animais também podem ser afetados pela condição, seja por predisposição genética ou por traumas. Ela ressalta a importância de diferenciar crises epilépticas de outros episódios convulsivos, como os causados pela cinomose. Além disso, alguns sinais comportamentais podem indicar epilepsia em cães, como movimentos repetitivos da cabeça ou a perseguição obsessiva do próprio rabo.

A presença de um cão pode fazer toda a diferença para pacientes epilépticos. Cães de serviço, especialmente treinados, são capazes de identificar mudanças imperceptíveis no comportamento de seus tutores e podem prever crises epilépticas antes que ocorram, ajudando a garantir sua segurança. “Os cães de serviço recebem treinamento especializado para agir tanto na fase pré-crise quanto durante a convulsão. Por exemplo, antes de uma crise, o cão pode perceber sinais sutis e trazer o medicamento, ajudando a evitar ou minimizar o episódio”, afirma Emi Parente.

A conexão entre humanos e animais vai muito além do afeto. Em muitos casos, esses animais tornam-se verdadeiros heróis silenciosos, proporcionando segurança, conforto e qualidade de vida para aqueles que enfrentam a epilepsia no dia a dia.

Para saber mais, ouça o podcast na íntegra. Acesse: https://youtu.be/N4sn50l0Ro8?si=vUpk3l50u5VN3XzP

Gente de OpiniãoDomingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho recebe carretas de saúde com serviços de oftalmologia gratuitos

Porto Velho passou a contar, a partir de segunda-feira (2), com carretas equipadas para atendimentos oftalmológicos, por meio do programa Agora Tem

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Gente de Opinião Domingo, 8 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)