Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

BANCO DE LEITE: Mães são orientadas sobre a importância da amamentação


 
Há mais de seis anos o Banco de Leite Santa Ágata, do hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, vem realizando um trabalho de orientação junto às mães sobre a importância de amamentar os filhos apenas com leite materno até os seis meses de idade.

Segundo a coordenadora do Banco, Edilene Macedo, o leite materno contém nutrientes e anticorpos que são passados da mãe para o filho para protegê-lo contra doenças, nem água e nem chá são indicados, somente a partir das seis meses é que deve ser feita uma complementação alimentar. As mães também são orientadas sobre quais são os tipos de alimentos que devem ser oferecidos aos bebês a partir desta faixa etária.

Edilene Macedo ressalta ainda que “o leite materno é o alimento ideal, indicado até dois anos ou mais, crianças que tem esse tratamento têm menos chances de ter diarréia e doenças respiratórias, além disso, a sucção ao peito trabalha a dentição e a digestão. A amamentação também trás benefícios para a mãe que tem menos riscos de ter câncer de mama, auxiliando na recuperação pós-parto e promovendo a perda de calorias, ajudando a mulher a retornar ao peso anterior à gravidez”, explica Edilene. O banco faz em média 70 atendimentos diários.

Incentivo à doação de leite humano

O Banco de Leite Santa Ágata também promove um trabalho de conscientização junto às mães que têm leite em excesso para que doem para o Banco de Leite, para que sirva de alimento para os bebes prematuros e aos que estão internados. O leite doado atende hospitais da rede pública e privada.

Para ser doadora é muito simples, mas deve seguir alguns procedimentos: o frasco em que será depositado o leite deve ser esterilizado em água fervente por 15 minutos. A recomendação é que o frasco tenha tampa de plástico, normalmente usados em produtos de maionese e café solúvel. A mulher também deve higienizar bem as mãos e os seios.

A coleta é realizada toda semana, um carro do banco vai às casas das doadoras para recolher os fracos com o leite que elas conseguiram juntar no período. O leite passa por análises laboratoriais para detectar se há bactérias. O leite contaminado é desprezado e o bom para garantir a segurança é pasteurizado a 62,5 ºC, em seguida congelado abaixo de 18 ºC. No frízer o alimento pode ser armazenado por seis meses.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Tratamento Fora de Domicílio garante avanço na recuperação de criança com surdez neurossensorial em Rondônia

Arthur Chíxaro tem seis anos, mas carrega consigo uma história de superação que emociona. Prematuro extremo, nasceu com apenas 26 semanas de gestação

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

Governador Marcos Rocha fortalece Tratamento Fora de Domicílio e transforma vidas em Rondônia

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) tem sido fortalecido na gestão do governador Marcos Rocha, garantindo atendimento especializado a pacientes que

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Governador Marcos Rocha reforça compromisso com a saúde e inicia cirurgias endovasculares em Vilhena

Com um olhar atento às necessidades da população e determinação para levar saúde de qualidade a todas as regiões do estado, o governador de Rondônia

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

Clínica Sorriso Mágico promove Plantão do Sorriso Saudável

A Clínica Sorriso Mágico, referência em atendimento odontológico humanizado na zona sul de Porto Velho, realiza nos dias 25 e 26 de abril, das 08h à

Gente de Opinião Sábado, 3 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)