Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

BANCO DE LEITE: Mães são orientadas sobre a importância da amamentação


 
Há mais de seis anos o Banco de Leite Santa Ágata, do hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, vem realizando um trabalho de orientação junto às mães sobre a importância de amamentar os filhos apenas com leite materno até os seis meses de idade.

Segundo a coordenadora do Banco, Edilene Macedo, o leite materno contém nutrientes e anticorpos que são passados da mãe para o filho para protegê-lo contra doenças, nem água e nem chá são indicados, somente a partir das seis meses é que deve ser feita uma complementação alimentar. As mães também são orientadas sobre quais são os tipos de alimentos que devem ser oferecidos aos bebês a partir desta faixa etária.

Edilene Macedo ressalta ainda que “o leite materno é o alimento ideal, indicado até dois anos ou mais, crianças que tem esse tratamento têm menos chances de ter diarréia e doenças respiratórias, além disso, a sucção ao peito trabalha a dentição e a digestão. A amamentação também trás benefícios para a mãe que tem menos riscos de ter câncer de mama, auxiliando na recuperação pós-parto e promovendo a perda de calorias, ajudando a mulher a retornar ao peso anterior à gravidez”, explica Edilene. O banco faz em média 70 atendimentos diários.

Incentivo à doação de leite humano

O Banco de Leite Santa Ágata também promove um trabalho de conscientização junto às mães que têm leite em excesso para que doem para o Banco de Leite, para que sirva de alimento para os bebes prematuros e aos que estão internados. O leite doado atende hospitais da rede pública e privada.

Para ser doadora é muito simples, mas deve seguir alguns procedimentos: o frasco em que será depositado o leite deve ser esterilizado em água fervente por 15 minutos. A recomendação é que o frasco tenha tampa de plástico, normalmente usados em produtos de maionese e café solúvel. A mulher também deve higienizar bem as mãos e os seios.

A coleta é realizada toda semana, um carro do banco vai às casas das doadoras para recolher os fracos com o leite que elas conseguiram juntar no período. O leite passa por análises laboratoriais para detectar se há bactérias. O leite contaminado é desprezado e o bom para garantir a segurança é pasteurizado a 62,5 ºC, em seguida congelado abaixo de 18 ºC. No frízer o alimento pode ser armazenado por seis meses.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Estratégias de imunização infantil e prevenção de doenças virais são fortalecidas pelo governo de RO

Com o aumento das doenças virais durante o inverno amazônico, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da imunização de criança

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

ASSDACO projeta avanços na prevenção ao câncer no interior de Rondônia

A Associação Assistencial à Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO), referência regional no cuidado oncológico e na promoção da saúde preventiva, inicia

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

Hospital de Guajará-Mirim conquista o selo da Organização Nacional de Acreditação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Guajará-Mirim, Dr. Julio Perez Antelo, recebeu no sábado, 24, o selo da Organização Nacional de Acreditação (ONA), avaliação

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Vidas que importam: atuação do TCE-RO garante transferência rápida de pacientes e desafoga UPA da Zona Sul

Foi com esse senso de urgência, aliado à escuta, ao planejamento e à ação, que o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) ajudou a transfor

Gente de Opinião Quarta-feira, 4 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)