Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

BANCO DE LEITE: Mães são orientadas sobre a importância da amamentação


 
Há mais de seis anos o Banco de Leite Santa Ágata, do hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, vem realizando um trabalho de orientação junto às mães sobre a importância de amamentar os filhos apenas com leite materno até os seis meses de idade.

Segundo a coordenadora do Banco, Edilene Macedo, o leite materno contém nutrientes e anticorpos que são passados da mãe para o filho para protegê-lo contra doenças, nem água e nem chá são indicados, somente a partir das seis meses é que deve ser feita uma complementação alimentar. As mães também são orientadas sobre quais são os tipos de alimentos que devem ser oferecidos aos bebês a partir desta faixa etária.

Edilene Macedo ressalta ainda que “o leite materno é o alimento ideal, indicado até dois anos ou mais, crianças que tem esse tratamento têm menos chances de ter diarréia e doenças respiratórias, além disso, a sucção ao peito trabalha a dentição e a digestão. A amamentação também trás benefícios para a mãe que tem menos riscos de ter câncer de mama, auxiliando na recuperação pós-parto e promovendo a perda de calorias, ajudando a mulher a retornar ao peso anterior à gravidez”, explica Edilene. O banco faz em média 70 atendimentos diários.

Incentivo à doação de leite humano

O Banco de Leite Santa Ágata também promove um trabalho de conscientização junto às mães que têm leite em excesso para que doem para o Banco de Leite, para que sirva de alimento para os bebes prematuros e aos que estão internados. O leite doado atende hospitais da rede pública e privada.

Para ser doadora é muito simples, mas deve seguir alguns procedimentos: o frasco em que será depositado o leite deve ser esterilizado em água fervente por 15 minutos. A recomendação é que o frasco tenha tampa de plástico, normalmente usados em produtos de maionese e café solúvel. A mulher também deve higienizar bem as mãos e os seios.

A coleta é realizada toda semana, um carro do banco vai às casas das doadoras para recolher os fracos com o leite que elas conseguiram juntar no período. O leite passa por análises laboratoriais para detectar se há bactérias. O leite contaminado é desprezado e o bom para garantir a segurança é pasteurizado a 62,5 ºC, em seguida congelado abaixo de 18 ºC. No frízer o alimento pode ser armazenado por seis meses.

Fonte: Decom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

Prefeitura de Porto Velho avança na saúde com assinatura da compra do Hospital Universitário Municipal

O auditório do Teatro Banzeiros ficou lotado nesta terça-feira (16) para presenciar um marco histórico para a saúde pública de Porto Velho: a solenida

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

Brasil avança na adaptação climática com o primeiro Centro de Clima e Saúde do país instalado em Rondônia

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta terça-feira (16), em Porto Velho (RO), o primeiro Centro de Clima e Saúde (CCSRO) do país com foc

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

Dezembro Laranja: Conscientização e Prevenção do Câncer de Pele

O Dezembro Laranja é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de pele, promovida pela Sociedade

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho dá passo histórico na saúde com compra do Hospital das Clínicas

Porto Velho, única capital do país sem hospital municipal, está prestes a mudar essa realidade após mais de cem anos. A Prefeitura anunciou a compra d

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)