Sexta-feira, 2 de julho de 2010 - 15h27
Há mais de seis anos o Banco de Leite Santa Ágata, do hospital de Base Ary Pinheiro, em Porto Velho, vem realizando um trabalho de orientação junto às mães sobre a importância de amamentar os filhos apenas com leite materno até os seis meses de idade.
Segundo a coordenadora do Banco, Edilene Macedo, o leite materno contém nutrientes e anticorpos que são passados da mãe para o filho para protegê-lo contra doenças, nem água e nem chá são indicados, somente a partir das seis meses é que deve ser feita uma complementação alimentar. As mães também são orientadas sobre quais são os tipos de alimentos que devem ser oferecidos aos bebês a partir desta faixa etária.
Edilene Macedo ressalta ainda que “o leite materno é o alimento ideal, indicado até dois anos ou mais, crianças que tem esse tratamento têm menos chances de ter diarréia e doenças respiratórias, além disso, a sucção ao peito trabalha a dentição e a digestão. A amamentação também trás benefícios para a mãe que tem menos riscos de ter câncer de mama, auxiliando na recuperação pós-parto e promovendo a perda de calorias, ajudando a mulher a retornar ao peso anterior à gravidez”, explica Edilene. O banco faz em média 70 atendimentos diários.
Incentivo à doação de leite humano
O Banco de Leite Santa Ágata também promove um trabalho de conscientização junto às mães que têm leite em excesso para que doem para o Banco de Leite, para que sirva de alimento para os bebes prematuros e aos que estão internados. O leite doado atende hospitais da rede pública e privada.
Para ser doadora é muito simples, mas deve seguir alguns procedimentos: o frasco em que será depositado o leite deve ser esterilizado em água fervente por 15 minutos. A recomendação é que o frasco tenha tampa de plástico, normalmente usados em produtos de maionese e café solúvel. A mulher também deve higienizar bem as mãos e os seios.
A coleta é realizada toda semana, um carro do banco vai às casas das doadoras para recolher os fracos com o leite que elas conseguiram juntar no período. O leite passa por análises laboratoriais para detectar se há bactérias. O leite contaminado é desprezado e o bom para garantir a segurança é pasteurizado a 62,5 ºC, em seguida congelado abaixo de 18 ºC. No frízer o alimento pode ser armazenado por seis meses.
Fonte: Decom
Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho
Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),
Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto
O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac
O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do
Governo de Rondônia expande atendimento e capacita profissionais para tratar fissura labiopalatina
Com o objetivo de descentralizar os serviços e garantir atendimento digno, o governo de Rondônia fortalece a saúde especializada no estado, com a re