Sábado, 4 de julho de 2020 - 10h09

É cada vez maior o número de pessoas que fazem aplicação da toxina botulínica (conhecida popularmente como botox) para aliviar a dor de cabeça crônica (enxaqueca) provocada pela tensão do músculo e pelo “bruxismo” (quando a pessoa pressiona ou range os dentes enquanto dorme).
O cirurgião plástico Marcelo Almeida afirma que apesar da procura por esse procedimento ter aumentado, ainda existe muitos pacientes que, receosos, só recorrem à toxina como última alternativa, após passarem anos sofrendo de enxaqueca e usando diversos medicamentos que não surtem efeito.
“Mas é importante esclarecer que está comprovado cientificamente que o tratamento com a toxina botulínica é eficaz nesses casos extremos”, revela.
Tem restrição?
Ele esclarece que a aplicação de botox com a finalidade terapêutica pode ser realizada em pacientes a partir dos 15/16 anos, “mas deixando claro que nessa faixa etária é fundamental levar em conta a gravidade da enxaqueca”
Duração – efeito
A ação terapêutica tem o mesmo período de duração que o botox aplicado para fins estéticos, ou seja, de quatro a seis meses, dependendo da musculatura e do biotipo de cada paciente.
A ação da toxina no organismo leva em torno de dois dias para começar a fazer efeito, sendo que o pico ocorre de sete a 15 dias, de acordo com o cirurgião plástico.
Reaplicação
“Se não reaplicar após os 4/6 meses volta tudo ao normal como era antes de fazer esse procedimento”, esclarece o médico, frisando “que a toxina botulínica, por ter uma curta durabilidade, é um tratamento paliativo”.
Porém, afirma ele, a vantagem de aplicá-la é que, além do efeito terapêutico da enxaqueca tensional, cuida também da parte estética, pois deixa o rosto mais bonito e harmonioso.

Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Acidentes domésticos causam mais de 120 mil internações por ano
Final de ano é sinônimo de família reunida. Quando as férias escolares se juntam ao recesso de final de ano, o resultado é mais gente dentro de casa

Dia Nacional do Doador de Sangue: Alero reforça importância da solidariedade para salvar vidas
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado nesta segunda-feira (25), busca conscientizar a população sobre a importância desse gesto

Novembro Azul: USF Três Marias realizou ação com grupos de motociclistas
Em uma iniciativa voltada à conscientização masculina sobre a prevenção do câncer de próstata, a Unidade de Saúde da Família (USF) Três Marias realizo

O governo de Rondônia promove, nesta terça-feira (25), uma manhã especial em homenagem ao Dia Nacional do Doador de Sangue, com uma programação que
Quinta-feira, 27 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)